26 maio 2014

América Latina poderá receber mais investimento chinês

Com a recente lei chinesa, que entrou em vigor no dia 8 de maio, a América Latina poderá receber mais investimentos. A nova lei foi criada como o objetivo de flexibilizar as compras feitas por empresas chinesas no exterior cujo valor é inferior à USD 1 bilhão. Segundo a nova regra, as transações inferiores à USD 1 bilhão não estão mais sujeitas a uma análise completa da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, na sigla em inglês) da China, antes as aquisições superiores à USD 100 milhões estavam sujeitas ao órgão.

Com esta nova medida espera-se que o ritmo de aquisições do país na América Latina, em tendência de crescimento, seja mantido. Uma análise realizada pelo TTR (Transactional Track Record) mostra que em todo o ano de 2013 foram registradas 17 aquisições, frente às 10 realizadas em todo o ano de 2012. Em 2014, apenas no período de janeiro a maio, já foram registradas 10 aquisições.


Já com relação às preferências chinesas sobre a América Latina, desde 2012 é notada uma maior preferência pelo mercado brasileiro. Outros países também atraíram empresas da China sendo destaque a Argentina, o único país que vem atraindo investimentos desde 2012 junto com o Brasil.

Em relação ao foco dos investimentos na América Latina em 2014, se destacam os setores automobilístico, tecnologia e imobiliário.

Entre as aquisições anunciadas em 2014, foi destaque o acordo assinado pelo consórcio chinês formado pelas empresas MMG (62,5%), GUOXIN International Investment (22,5%) e CITIC Metal (15%) de 100% do projeto de mineração Las Bambas, no Peru, por um valor aproximado de USD 5,8bi. Valor que estaria sujeito ainda ao controle mais rigoroso da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma chinês.

Com a nova lei, o mercado espera um aumento no número de negócios semelhantes ao recente acordo assinado pela chinesa TLC Corporation para a aquisição de 100% de uma fábrica de televisores mexicana, que era detida pela japonesa Sanyo Electronic, por aproximadamente USD 13,27m.  Fonte TTRecord.com 26/05/2014

26 maio 2014



0 comentários: