10 abril 2014

Vendas mundiais de PCs caem pelo oitavo trimestre consecutivo

O mercado mundial de PCs manteve no primeiro trimestre a tendência de queda registrada no último trimestre de 2013, de acordo com pesquisas divulgadas pelo Gartner e IDC. O Gartner estima que foram embarcados no período 76,6 milhões de computadores, número 1,7% menor que o registrado no quarto trimestre de 2013. Já a IDC calcula a remessa de 82,2 milhões de unidades, recuo de 5,6% na mesma base comparativa.

 Apesar deste ter sido o oitavo trimestre consecutivo de queda nas vendas de PCs, as consultorias afirmam que o fim do sistema operacional da Microsoft, Windows XP, anunciado na última terça-feira, 8, tem desempenhado um papel relevante para atenuar a mesma. "Todas as regiões indicaram um efeito positivo desde o fim do suporte ao XP, que estimulou a atualização dos sistemas de PCs", disse Mikako Kitagawa, analista do Gartner.

 As pesquisas mostram que a região da Ásia-Pacífico foi a única a apresentar declínio nas vendas de computadores no período, de 10,8%, com 24,9 milhões de unidades comercializadas. Em relação às vendas nos Estados Unidos, estas cresceram 2,1% e totalizaram 14,1 milhões, segundo o Gartner, enquanto a região que engloba a Europa, Oriente Médio e África (EMEA) apresentou ligeira alta de 0,3%, após oito trimestres consecutivos de queda.

 As duas consultorias apontam a Lenovo como líder em remessas no mercado mundial de PCs pelo quarto trimestre consecutivo, com 12,9 milhões de unidades vendidas. O Gartner aponta que a fabricante chinesa respondeu por 16,9% do total de PCs vendidos em todo o mundo, enquanto a IDC indica que o market share da Lenovo foi de 17,7% Na sequência, na segunda posição da lista, aparece a HP, seguida pela Dell, em terceiro lugar, Acer, na quarta posição e Asus, na quinta colocação. (Confira as tabelas abaixo):  Top 5 Fabricantes – Embarques globais de PCs no primeiro trimestre Fonte: Gartner, abril de 2014  Top 5 Fabricantes – Embarques globais de PCs no primeiro trimestre (em milhões de unidades) Leia mais em tiinside 10/04/2014

10 abril 2014



0 comentários: