25 abril 2014

Microsoft conclui aquisição da divisão de celulares da Nokia

O valor final a ser pago será um pouco acima dos 5,44 bilhões de euros anunciados originalmente em setembro do ano passado

 Está concluída a aquisição da divisão de celulares e serviços da Nokia pela Microsoft.

 O valor final a ser pago será um pouco acima dos 5,44 bilhões de euros anunciados originalmente em setembro do ano passado e inclui a transferência de patentes para a Microsoft.

 Além disso, as fábricas na Índia e na Coreia do Sul ficaram de fora da transação.

 A unidade indiana permanecerá sob o controle da Nokia, que prestará o serviço de produção de handsets para a Microsoft naquele país – a transferência do ativo foi barrada por questões regulatórias e tributárias da Índia.

 A unidade sul-coreana, por sua vez, será fechada, provocando a demissão de aproximadamente 200 trabalhadores, que a Nokia promete ajudar a realocar no mercado.

 Vários diretores da Nokia passarão a trabalhar na Microsoft, dentre eles: Stephen Elop, Jo Harlow, Juha Putkiranta, Timo Toikkanen e Chris Weber.

 Elop, que era o presidente da Nokia, passa a ser o vice-presidente do Microsoft Devices Group, responsável por uma vasta gama de produtos, desde celulares low end, smartphones Lumia e tablets Surface, até o videogame Xbox. Elop se reportará diretamente a Satya Nadella, CEO mundial da Microsoft.

 Faz parte do negócio o direito de uso da marca Nokia por mais dez anos pela Microsoft. Em princípio, a marca será mantida, informam fontes do mercado. Não haverá tampouco qualquer impacto na garantia ou no suporte técnico dos produtos vendidos pela Nokia até o momento.

 Brasil 

 No Brasil, os cerca de 1,8 mil funcionários da unidade de devices e serviços da Nokia serão absorvidos pela Microsoft.

 A fábrica em Manaus passará a ser um ativo da companhia norte-americana e seguirá produzindo handsets normalmente.

 O escritório da Nokia em São Paulo, coincidentemente, fica no mesmo prédio da Microsoft e os dois espaços serão mantidos.

 A partir de segunda-feira, os antigos crachás dos funcionários da Nokia no Brasil serão substituídos por novos da Microsoft. Leia mais em exame 25/04/2014

25 abril 2014



0 comentários: