16 abril 2014

Cartilhas ensinam empreendedores e gestores aspectos legais e operacionais da indústria de fundos de participação

Uma ideia na cabeça e a vontade de empreender não bastam para colocar uma empresa de pé ou mesmo promover sua expansão. É preciso capital. Principalmente para os pequenos empreendedores, o sonho de ter um sócio estratégico como fundos de private equity, venture capital ou investidor anjo parece impossível. E é justamente para mostrar aos empreendedores que é possível, que a Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (ABVCAP) lança, durante o “Congresso ABVCAP-2014”, a cartilha: “Como funciona a indústria de private equity e venture capital”, elaborada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e com o Fumin/BID.

 O material explica de forma didática e com texto simples o passo a passo de um investimento de private equity, venture capital ou capital semente em uma empresa; como funcionam os fundos, o que é preciso saber na hora de abordar um investidor; obrigações e direitos das empresas investidas etc.

 De acordo com Clovis Meurer, vice-presidente da ABVCAP, a Associação está contribuindo para o aprimoramento dessa indústria. “Um dos objetivos do guia é encurtar os caminhos entre empreendedores em busca de recursos e investidores em busca de boas oportunidades e bons parceiros.”

 Alexandre Petry, gerente de Investimentos da Apex-Brasil, explica que o guia apresenta de modo direto e leve cada um dos principais passos a serem tomados por empreendedores. “O guia introduz os temas mais relevantes que uma proposta deve observar a fim de obter a atenção e êxito junto aos gestores”, diz ele.

 “Mais uma vez, a ABVCAP, junto com seus patrocinadores, está sendo pioneira em avançar no conhecimento das melhores práticas desta indústria (PE&VC) no Brasil”, acrescentou Susana Garcia-Robles, Principal Investment Officer do Fumin/BID.

 Também foi lançada no evento uma cartilha sobre a estrutura regulatória dos Private Equity e Venture Capital no Brasil – dessa vez, com o patrocínio do escritório TozziniFreire Advogados, além da parceria com a APEX Brasil, o Fumin/BID. Dividido em cinco capítulos, o documento explica como se estruturam, do ponto de vista legal, os fundos locais – os chamados FIP (Fundo de Investimento em Participação) e FMIEE (Fundos de Investimento em Empresas Emergentes ) – e esclarece os deveres e obrigações inerentes a gestores e administradores desses fundos.

 A cartilha “Estrutura Legal dos Fundos de Private Equity e Venture Capital no Brasil” vem nas versões português e inglês para se somar ao Código ABVCAP/Anbima de regulação e melhores Práticas de FIP e FMIEE, editado em 2011, e ao Guia de Venture Capital e Private Equity, elaborado pelo Comitê Executivo de Investidores Institucionais da ABVCAP e publicado em 2013. Trata-se de um primeiro volume de uma série. “Na próxima edição, apresentaremos os aspectos tributários aplicáveis a esses veículos de investimento, contribuindo assim para facilitar o acesso a informações qualificadas, visando acelerar os procedimentos para fomentar o investimento em empresas inovadoras”, diz Clovis Meurer, vice-presidente da ABVCAP. “Com este trabalho, a ABVCAP busca divulgar uma ferramenta de conhecimento, não só a investidores e administradores, mas também a estudiosos e pesquisadores interessados em conhecer melhor esse mercado”, finaliza.

 O Congresso ABVCAP tem o patrocínio do BNDES, FINEP, KPMG, BM&FBovespa, Guernsey, Thomson Reuters, Bradesco BBI, Merril Datasite, RR Donnelley, CAF, Deloitte, PWC, IBM e UOL Diveo.

 Sobre a Apex-Brasil A Apex-Brasil tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Agência apoia mais de 12 mil empresas de 83 setores da economia, que exportam para mais de 200 mercados.

 Sobre o Programa Private Equity & Venture Capital inBrazil A ABVCAP e a Apex-Brasil uniram forças para criar, em 2009, o programa Private Equity & Venture Capital inBrazil, uma plataforma sólida e eficiente que facilita o diálogo entre investidores internacionais e gestores de fundos de participações e empresas brasileiras. Material foi lançado no Congresso da ABVCAP. Leia mais em abvcap 15/04/2014


16 abril 2014



0 comentários: