09 abril 2014

Cade autoriza compra de 60% do Aliança pela Qualicorp

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou com restrições, nesta quarta-feira, 09, a aquisição dos grupos Aliança e Padrão pela operadora de planos de saúde Qualicorp. O órgão antitruste também autorizou a compra da Afinidade Administradora de Benefícios e Equilibrar Corretora de Seguros. A decisão restritiva determina à Qualicorp a criação de uma nova empresa para operar os planos de saúde controlados pelas novas subsidiárias. Essa nova empresa deve ter uma carteira de clientes estruturada pela Qualicorp, que depois deverá vender essa companhia para outro agente de mercado.

 A decisão foi tomada pelo órgão colegiado, com base nos argumentos da relatora do processo, conselheira Ana Frazão, que avaliou que as aquisições contribuem para uma concentração de mercado pela Qualicorp, quem em alguns segmentos já detém até 75% de participação.

 A Qualicorp vai assumir temporariamente 60% do capital social das empresas Aliança Administradora de Benefícios de Saúde e GA Consultoria, Administração e Serviços - ambas do Grupo Aliança, do empresário Elon Gomes de Almeida. O Aliança atua na intermediação entre operadoras de planos de saúde e companhias privadas ou entidades de classe, como sindicatos e associações, durante a contração do serviço. A compra envolveria o repasse direto de R$ 100 milhões pela Qualicorp, mais 9,5 vezes o valor do Ebitda (geração operacional de caixa da empresa antes do desconto de impostos) do Aliança em 2013, conforme o acordo informado em 2012.

 A Qualicorp também está autorizada a comprar 25% do capital social da Padrão Administradora, da Padrão Corretora e da OS Corretora, pertencentes ao empresário Mauro Luis Lapa e Silva. A Qualicorp também ficaria com 100% do capital da Voloto Consultoria Empresarial Ltda, holding detentora de 75% do capital social do Grupo Padrão. A compra foi anunciada em 2012 no valor de R$ 180 milhões, envolvendo a transferência de dívidas assumidas pelas cinco empresas que formam o Grupo Padrão pela Qualicorp, cuja estratégia era fortalecer presença no mercado de plano de saúde coletivos. NIVALDO SOUZA - Agencia Estado | Leia mais em portalsoma 09/04/2014

09 abril 2014



0 comentários: