10 abril 2014

Aquisições nem sempre são irrecusáveis, diz fundador do Mercado Livre

Em evento hoje, Marcos Galperin conta como usou a persistência para transformar sua empresa líder em e-commerce depois de rejeitar uma valiosa oferta de compra. Aquisições nem sempre são irrecusáveis, diz fundador do Mercado Livre

Um dos caminhos para pequenos empreendedores expandirem seus negócios é acertar a venda da empresa – ou parte dela – a um grande grupo que traga os aportes necessários à estruturação e diversificação de portfólio. No entanto, para o fundador do Mercado Livre, Marcos Galperin, a melhor arma que pequenos empresários têm para crescer é a perseverança. “Há alguns anos, tive a oportunidade de vender minha empresa por muito dinheiro. Hoje, vejo que fiz a escolha certa. Minha empresa vale muito mais hoje que naquela época”, disse o empresário argentino, hoje (08/04) pela manhã, na abertura do 5º Curso Exame PME, em São Paulo.

 Diante de uma platéia composta por cerca de 500 pequenos e médios empreendedores, Galperin reforçou que uma das chaves do sucesso nos negócios é ter sempre uma visão de longo prazo. “Criar e gerir uma empresa não é como correr uma maratona. Hoje você pode receber uma notícia muito boa, e amanhã outra muito ruim. Se você só se motivar pelo dinheiro, não terá perseverança para ser exitoso.” 

No caso do Mercado Livre – responsável por 25% do tráfego de e-commerce na América Latina e que, desde sua fundação em 1999, vem crescendo entre 20% e 30% ao ano – Galperin contou que conseguiu manter sua independência com a implementação de inovações tecnológicas na estrutura do site, fundamentais na conquista de grandes clientes. “Estamos muito focados em trazer grandes lojas para nossa plataforma”, afirma. “Nós solucionamos problemas que impediam a empresa de ser mais rentável. Desenvolvemos ferramentas para aumentar a transação de produtos novos e, com isso, fazer com que as grandes empresas usufruam melhor o site.”

 O 5º Curso Exame PME é realizado pela revista Exame PME no Centro de Convenções Frei Caneca e estende-se entre hoje e amanhã, com aulas, debates e palestras abordando temas chave no aumento da competitividade dos pequenos negócios. Participam das atividades empresários de trajetória de sucesso em seus segmentos, como a fundadora da FazINOVA Bel Pesce (hoje); amanhã, será a vez dos fundadores do Beleza Natural, Easy Taxi e Hotel Urbano – respectivamente Zica Assis, Tallis Gomes e João Ricardo Mendes – além do presidente da Avianca, José Efromovich. O evento é patrocinado por Locaweb, Catho e TIM. Leia mais em portaldapropaganda 10/04/2014

10 abril 2014



0 comentários: