21 abril 2014

Ackman trabalha com Valeant para comprar Allergan

O investidor ativista William Ackman adquiriu uma fatia de quase 10 por cento na fabricante da Allergan e vem trabalhando com a Valeant Pharmaceuticals para comprar a empresa, disseram fontes nesta segunda-feira.

 A Pershing Square Ackman, fundo de hedge 13 bilhões de dólares, usou cerca de 4 bilhões para adquirir a participação e começou a comprar participações na Allergan em fevereiro, com o dinheiro que conseguiu ao reduzir sua participação na Beam e a sair da General Growth Properties.

 A Valeant, empresa farmacêutica canadense conhecida por produtos de cuidados da pele e medicamentos genéricos, embarcou numa onda de compras e, recentemente, adquiriu Bausch & Lomb.

 No documento ao regulador, Ackman disse que Valeant vai pagar com ações e dinheiro e espera que o componente em dinheiro seja de cerca de 15 bilhões de dólares. Barclays e Royal Bank of Canadá disseram que estão prontos a ajudar com o financiamento.

 Um porta-voz Valeant disse que uma fusão com a Allergan criaria uma "plataforma inigualável para o crescimento e criação de valor", e disse que a empresa iria em breve finalizar a sua proposta e depois anunciá-lo.

 O potencial acordo parece ter apoio de analistas. "O acordo parece atraente por causa de "enormes" sinergias operacionais em potencial das duas empresas e impostos mais baixos da Valeant no Canadá, disse o analista da Morningstar David Krempa. 

Um porta-voz da Pershing Square não quis comentar.

 Se a fusão acontecer, o negócio reunirá duas empresas farmacêuticas de médio porte, com experiência em produtos de cuidados da pele e da visão.

 A Allergan, que também tem uma carteira lucrativa com remédios oftálmicas para tratar condições como glaucoma e olho seco, teve 6,3 bilhões de dólares em receita no ano passado e previsão de 6,65 bilhões a 6,95 bilhões dólares em 2014.

 A Valeant teve 5,8 bilhões de dólares em receita em 2013. Os investidores gostaram da notícia, com as ações da Allergan subindo 6 por cento. (Reportagem adicional de Bill Berkrot e Ransdell Pierson) Por Svea Herbst-Bayliss e Rod Nickel e Olivia Oran Reuters | Leia mais em Uol 21/04/2014

21 abril 2014



0 comentários: