30 novembro 2013

Cade aprova compra da unidade móvel da Nokia pela Microsoft

Operação, anunciada em setembro deste ano, envolve recursos da ordem de US$ 7,2 bilhões.

 O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou, sem restrições, a aquisição da unidade de dispositivos móveis da Nokia pela Microsoft. A operação, anunciada no início do mês de setembro deste ano, envolve recursos da ordem de US$ 7,2 bilhões, sendo um terço desse valor destinado para licença não exclusiva de 10 anos de patentes da empresa finlandesa (a partir do fechamento), sendo possível a opção de estendê-la perpetuamente. A Microsoft, por sua vez, outorgará à Nokia uma licença recíproca relacionada aos serviços da HERE, plataforma que desenvolve produtos e serviços com base em localização para os consumidores.

 A Microsoft ficará com cerca de 32.000 funcionários da empresa finlandesa. Incluindo cerca de 4.700 que trabalham no país nórdico e 18.300, cuja função é fabricar, montar e embalar os dispositivos corporativos em todo o mundo. Por fim, a Microsoft celebrou um contrato de licenciamento de 10 anos com a Nokia para uso da marca “Nokia” em produtos atuais ou desenvolvidos posteriormente com base nos sistemas operacionais Série 30 e Série 40. A Nokia continuará sendo a proprietária da marca “Nokia”. Após o fechamento da operação, mas não poderá licenciar a marca para uso em dispositivos móveis pelo prazo de 30 meses; bem como não poderá utilizá-la em seus próprios dispositivos móveis até dezembro de 2015.

 Para o relator do ato de concentração, superintendente-geral Carlos Emmanuel Ragazzo, a operação ocorre em um momento importante de reinvenção da empresa e proporcionará à Nokia poder financeiro para realizar investimentos bem-sucedidos em futuras áreas de concentração estratégicas da fabricante finlandesa. Escrito por Lúcia Berbert
Fonte: telesintese 29/11/2013

30 novembro 2013



0 comentários: