30 agosto 2013

Teles podem anunciar negócio de US$ 130 bilhões

A Verizon está em negociações para comprar os 45% restantes da Verizon Wireless (a segunda maior operadora de telefonia móvel dos EUA) em um negócio avaliado em cerca de US$ 130 bilhões, no que pode ser a terceira maior aquisição de uma empresa por valor da história.

 A fatia pertence à britânica Vodafone, com a qual a Verizon tem parceria desde 1999. A companhia americana tenta comprar os 45% restantes da joint venture há alguns anos, mas as duas empresas nunca chegaram a um acordo sobre valores.

 Desta vez, no entanto, segundo o "Wall Street Journal", a Verizon já estaria em discussões com bancos para conseguir levantar as dezenas de bilhões de dólares necessárias para fechar a aquisição e um acordo poderia ser anunciado no início da semana que vem.

 Para a Verizon, uma das vantagens do negócio seria ganhar o controle total do conselho da empresa em um momento em que o mercado americano está cada vez mais complicado, já que há pouco espaço para expansão.

 A possibilidade de o Fed aumentar os juros até 2015 também seria um dos motivos para a Verizon querer fechar o negócio agora, aproveitando um período em que a taxa permanece baixíssima.

 Para a Vodafone, por sua vez, sair do mercado norte-americano é uma oportunidade para priorizar o mercado europeu e investir em países emergentes.

 Uma das especulações é que a companhia britânica vai aproveitar o montante com a venda da sua parceria nos Estados Unidos para investir em aquisições na Itália e em Portugal.

 Também cogita-se que a própria Vodafone, mais enxuta, poderia ser alvo de empresas como a americana AT&T, a japonesa SoftBank e a mexicana América Móvil. DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Fonte: folhadesaopaulo 30/08/2013

30 agosto 2013



0 comentários: