20 junho 2013

Fundo da Gávea compra 10,7% de participação na Energisa

O GIF IV terá direito à eleição de um membro no Conselho de Administração da companhia

O GIF IV Fundo de Investimento em Participações, administrado pela Gávea Investimentos –que tem Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central, entre seus fundadores– comprou uma participação de 10,72% no capital da Energisa, empresa que tem cinco distribuidoras de energia e está disputando a compra do controle do Grupo Rede Energia.

 A Energisa informou nesta quinta-feira (20) que a participação foi adquirida do acionista minoritário FIP da Serra —que passa a ter 8% de participação na companhia— sem informar o valor da transação. O GIF IV também terá direito à eleição de um membro no Conselho de Administração da companhia. 

O controladora da empresa Gipar, da família Botelho, mantém participação de 67,5% na empresa, segundo informações no site.

 A aquisição ocorreu enquanto a Energisa disputa a compra do controle e de ativos do endividado Grupo Rede Energia, depois que a sua parceira, a paranaense Copel, desistiu da disputa.

 Compromisso de venda 
 O atual controlador do Grupo Rede, o empresário Jorge Queiroz Jr., assinou compromisso de venda do controle à CPFL e Equatorial Energia em dezembro de 2012, mas Copel e Energisa pediram que sua proposta fosse considerada na assembleia de credores no início de junho e receberam apoio parcial.

 A Energisa está reformulando a proposta inicial apresentada pelo Grupo Rede depois que a Copel desistiu da disputa e não descarta parceiros para levar adiante o plano de compra da companhia.

 A empresa tem que apresentar o plano aprovado pelo Grupo Rede em assembleia de credores marcada para 3 de julho.  Reuters
Fonte: iG 20/06/2013

20 junho 2013



0 comentários: