24 maio 2013

Google lança novo fundo de investimentos para tecnologia

A Google está lançando um fundo através do qual vai fazer investimentos em empresas de tecnologia, revelou um executivo da companhia nesta quarta-feira, 22/5.

 O Google Capital será anunciado nos próximos meses, mas já fez três investimentos até ao momento, disse Mike Pearson, sócio (“partner”) da Google Capital, na conferência Red Herring 2013 em Monterey, Califórnia.

 Ao contrário do Google Ventures, que tenda a fazer investimentos em um estágio inicial das empresas, o novo braço de investimentos, o Google Capital, será voltado para o “lado de crescimento do mercado”, disse Pearson durante um painel na conferência.

 Os fundos de risco tendem a fazer investimentos menores nas empresas, enquanto os fundos de capital por vezes podem investir valores significativamente maiores. “Há uma grande quantidade de pessoas lá fora fazendo coisas incríveis e nós devemos ser capazes na Google de os alavancar”, disse Pearson.

 O executivo não identificou as empresas em que a Google Capital já investiu, mas disse que o fundo irá focar em áreas adjacentes ao negócio da Google, incluindo potencialmente a infraestrutura de Internet e o vídeo digital. Pearson também não revelou o tamanho inicial do fundo ou forneceu qualquer outro detalhe.

 Startups

A Google já opera o fundo Google Ventures, através do qual investe em “startups” em segmentos como computação móvel, jogos, Big Data e ciências da vida. O fundo já financiou mais de 150 empresas até à presente data, incluindo a Nest e a DocuSign. E, em novembro de 2012, anunciou um aumento de capital para 300 milhões de dólares por ano.

 Um dos projectos atuais da Google Ventures é o Glass Collective, para financiar “startups” que estão querendo construir produtos para o futuro sistema de realidade aumentada do Google Glass. Outros investimentos foram feitos na RetailMeNot, TuneIn e Pocket.

 Em alguns casos, outras empresas adquiriram startups nas quais a Google fez investimentos, disse ele. O Google Capital poderia fornecer à Google uma forma de ter mais controle sobre as empresas em que a Google Ventures investe. “A Google quer ter a certeza de que está lá para o ciclo de vida da empresa”, disse Nikkhoo. “Eles querem ter a certeza de que controlam os ativos estratégicos ao longo do caminho”.

 O Google Capital pode se concentrar em áreas como comércio móvel, serviços baseados em localização, ou tecnologias de distribuição de conteúdos mais personalizados e resultados de pesquisas, disse Pearson. por Zach Miners/IDG News Service
Fonte: idgnow 13/05/2013

24 maio 2013



0 comentários: