22 maio 2013

Daten incorpora Zmax para atingir novos mercados

A Daten, fabricante brasileira de equipamentos de informática, anunciou a compra da fabricante de PCs Zmax, cuja operação será realizada por meio da troca de participação societária. As duas companhias estão instaladas no polo tecnológico de Ilhéus, na Bahia, e com a nova distribuição societária, a Daten ficará com 85% do controle da companhia e os antigos sócios da Zmax com os 15% restantes. As companhias atuam nas regiões Norte, Nordeste, com participação menor no Centro-Oeste e Sul do país.

O principal objetivo com a fusão é a entrada da Daten no mercado de varejo. Hoje, de 85% a 90% da produção da fabricante é direcionada ao setor governamental. Ao fim do ano passado, a companhia venceu licitações para fornecer equipamentos aos Correios e a Receita Federal, por exemplo. “Quando avaliamos a incorporação da Zmax vislumbramos a possibilidade de chegarmos ao mercado de varejo por meio de canais de vendas regionais, por isso vamos manter a marca Zmax como uma linha de produtos. Além disso, ganhamos no volume produção, otimização do custo e melhoramos o poder de negociação”, explica o sócio-diretor da Daten, Christian Dunce.

 A união deve aumentar entre 80% e 100% o faturamento das companhias que, no ano passado, somou R$ 100 milhões. Para isso, Dunce reforça a importância de incentivos fiscais como a Lei do Bem e o Processo Produto Básico (PPB) para manter a competitividade e os negócios. A nova Daten vai administrar duas fábricas, ambas na cidade de Ilhéus. “Hoje o mercado brasileiro de hardware depende muito desse tipo de ações lideradas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e o Ministério do Desenvolvimento. Vemos diversos movimentos na indústria, como a compra da CCE pela Lenovo e da Itautec pela Oki, que provam um cenário nebuloso para esse mercado no futuro”, ressalta o executivo. 

Novos segmentos

 A fusão também abrirá caminho para a entrada da Daten nos segmentos de tablets e computadores all in one, ambos direcionados ao mercado corporativo. Para isso, ela apostará em soluções embarcadas e não apenas no desenvolvimento de hardware. Segundo Ducen, um roadshow para apresentação do tablet está agendado para junho, com a comercialização prevista já para o segundo semestre. por Gabriela Stripoli
Fonte: tiinside 22/05/2013

22 maio 2013



0 comentários: