23 abril 2013

Investidor brasileiro entre os que assumem menos risco

Quanto risco você está disposto a assumir?

 A recomendação tradicional na hora de tomar decisões de investimento é que temos que usar a razão, não a emoção. Mas, mesmo acreditando que temos de ser frios e analíticos quando investimos, as emoções estão trabalhando sob a superfície de uma forma que não podemos escapar — e na maior parte do tempo não entendemos completamente.

 Medos profundos podem nos impedir de assumir riscos, talvez nos ajudando a nos proteger, mas também nos excluindo de potenciais retornos. Uma forte tendência de nos arrependermos de escolhas passadas pode nos impedir de repetir erros, mas também de repetir estratégias vencedoras que fracassaram na primeira vez.

 Ao entender melhor como nos sentimos, como pensamos e que tipo de personalidade temos podemos controlar as forças que afetam a nossa conduta para investir. E isso pode nos tornar investidores mais inteligentes.

 Abaixo, dois gráficos ilustram a diferença da relação com o risco mantida por investidores ao redor do mundo e a forma como eles reagem aos movimentos do mercado. No gráfico da esquerda, participantes de um estudo em 23 países avaliaram quanto estariam dispostos a reduzir seu padrão de vida por uma chance de 50% de aumentar sua renda em 50%. Os homens chineses se mostraram mais dispostos a assumir mais riscos, já o brasileiro aparece entre os que menos gostam de se aventurar em troca da promessa de grandes retornos. O gráfico da direita exibe a diferença nos sentimentos do investidor. Os italianos têm mais propensão ao arrependimento, já os portugueses parecem não se arrepender de nada. Por MEIR STATMAN Statman é professor de finanças da Universidade de Santa Clara, na Califórina.
Fonte: online.wsj 23/04/2013

23 abril 2013



0 comentários: