07 março 2013

Serviços financeiros lideraram fusões e aquisições em 2012

Globalmente, o número de acordos no setor cresceu 39% no ano passado sobre 2011

 Crise econômica e expansão de mercados emergentes têm sido fatores determinantes a ditarem o ritmo de negócios de fusões e aquisições (M&A) de empresas em todas as partes do mundo. Em 2012, as M&A subiram 11% no campo mundial, em relação ao ano de 2011, tendo como líder por segmento o setor de serviços financeiros que saltou 39% (veja arte ao lado). Os dados exclusivos fazem parte do Deal Flow Indicator - análise realizada pela empresa de segurança de informações IntraLinks, que oferece uma visão das atividades de negócios em curso e tendências do mercado global.

 Avaliando o desempenho por regiões, a América Latina (AL) sai na frente ao marcar uma alta de 31% em 2012, ante 2011, frente a outras regiões como Europa e Ásia, que registraram crescimento de 26% e 21%, respectivamente, sendo, por outro lado, a América do Norte a única a registrar resultados negativos de 5% em ações de M&A.

 Segundo Claudio Yamashita, diretor geral da IntraLinks para a América Latina, o Brasil é responsável por 60% de todo o resultado computado pela AL. “Por ser um mercado emergente e com um cenário econômico estável, o Brasil tende a se manter como um dos países mais atrativos para esse tipo de negócio, seguido pela Ásia”, aponta o executivo, argumentando porém que é preciso agora cuidados para que o interesse dos investidores não sejam minados por problemas como o custo país e a alta burocracia.

 Este itens tradicionais que aumentam o risco Brasil, levaram países como Chile, Peru, Colômbia e México a atraírem mais investimentos que o país no segundo semestre.

 Em um contexto geral em 2012, a avaliação é que os M&A mantiveram-se em um patamar positivo. Por conta disso, Yamashita adianta que o ano de 2013 já começou a todo vapor, com empresários às mesas de negociação, apesar de observar que há algum movimento de cautela. “O desafio agora é encontrar um bom negócio. Percebemos no segundo trimestre de 2012 muitas variações no volume de negociações realizadas.”

 Os resultados do Deal Flow Indicator da IntraLinks são baseados no envolvimento das empresasem uma porcentagem significante de acordos de M&A nas fases iniciais de cada transação, proporcionando uma perspectiva de liderança nas atividades globais de negociação.

 “A IntraLinks tem sido um fornecedor global de data rooms virtuais para os processos de M&A há mais de 10 anos, oferecendo uma plataforma baseada em nuvem que acelera os acordos do início ao seu fim”, explica o executivo. ■ Cristina Ribeiro de Carvalho
Fonte: Brasil Econômico 07/03/2013

07 março 2013



0 comentários: