07 março 2013

Os 10 maiores negócios fechados em 2012, segundo Anbima

 De acordo com dados da associação, volume de operações foi 14,4% menor na comparação com 2011, totalizando R$ 122,3 bilhões; veja os maiores negócios:

  Itaú compra ações da Redecard Em setembro, o Itaú investiu 12,5 bilhões de reais na compra das ações dos minoritários da Redecard. Com a operação, o banco passou a deter 98% do capital da companhia. O negócio, segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), foi o maior fechado no ano no país.

  OPA da TAM e LAN Em junho, a TAM e chielana LAN concluíram o segundo maior negócio fechado no Brasil no ano passado. A OPA (Oferta Pública de Aquisição de Ações) realizada pela TAM, que previa a troca de ações dos minoritários da companhia brasileira por ações da LAN, movimentou 8,3 bilhões de reais.

 UnitedHealth compra Amil
Em outubro, a UnitedHealth (UHG), maior empresa de benefícios e serviços de saúde dos Estados Unidos, anunciou a compra da Amil Participações, atribuindo um valor de mais de 10 bilhões de reais à empresa brasileira.
A UHG comprou o equivalente cerca de 60% das ações da Amil por 6,5 bilhões de reais. A aquisição figura como a terceira maior fechada no mercado brasileiro em 2012.

  Camargo Corrêa compra Cimpor
No meio do ano passado, a Camargo Corrêa ficou com 94,8% do capital da cimenteira portuguesa Cimpor, após a finalização da oferta pública de aquisição (OPA).
 A operação movimentou cerca de 6,1 bilhões de reais

Cosan compra Comgás No mês de maio, foi a vez da Cosan comprar a Comgás pelo montante de 4,7 bilhões de reais. A informação foi antecipada pela coluna Primeiro Lugar, de EXAME.
A aquisição complementou o portfólio de negócios da Cosan, que estreou na área de gás.

  Abertis compra OHL A espanhola Abertis Infraestructuras comprou o controle da Obrascon Huarte Lain Brasil (OHL Brasil) por 4,5 bilhões de reais. A operação foi a sexta maior fechada no país no ano passado, segundo a Anbima.
 Com a aquisição, a OHL se tornou também um dos acionistas de referência da Abertis.

Equatorial e CPFL compram grupo Rede No início do ano, a Equatorial e a CPFL fecharam a compra de ações do grupo Rede por 4,4 bilhões de reais. No fim do ano, as duas companhias, como previa o acordo, adquiriram por 1 real o controle da companhia. A operação é a sétima maior realizada no Brasil em 2012.  

GLP compra HSI 
Em novembro, a HSI (Hemisfério Sul Investimentos), gestora de fundos de private equity imobiliário brasileira, vendeu sua plataforma de gestão e desenvolvimento e seus ativos para a Global Logistic Properties (GLP), empresa asiática de empreendimentos logísticos, por 4 bilhões de reais.
O negócio foi considerado o maior já fechado pelo segmento imobiliário logístico e industrial do país e o oitavo maior realizado em 2012 no mercado brasileiro.

  Mubadala compra 5,6% da EBX
Em março, o grupo EBX, do empresário Eike Batista, anunciou a venda de 5,6% de suas ações à Mubadala Development Company (Mubadala), empresa de desenvolvimento e investimento estratégico de Abu-Dhabi, nos Emirados Árabes.
 O valor da operação foi de aproximadamente 3,6 bilhões de reais.

Experian compra 29,6% da Serasa
Em outubro, o Itaú Unibanco anunciou a venda de sua participação remanescente na empresa de informações de crédito Serasa ao grupo britânico Experian por 3,1 bilhões de reais.
 Com a aquisição, o Experian passou a ter 99,6% das ações da Serasa.
Por Daniela Barbosa,
Fonte: Exame 07//03/2013

07 março 2013



0 comentários: