12 março 2013

Lenovo realiza estudo sobre aporte na TI pelas PMES

A Lenovo realizou um estudo a fim de mapear as tendências de consumo de tecnologia das PMEs brasileiras em 2013. O levantamento, que ouviu cerca de 300 empresas em quatro capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília), apontou que existe grande oportunidade para o mercado de tecnologia nas pequenas e médias companhias neste ano.

 A principal tendência é o investimento em desktops e notebooks, com ênfase nesse último. Segundo a pesquisa, nos últimos 12 meses, 32% das pequenas empresas de 1 a 9 funcionários migraram de desktops para notebooks; 44% das pequenas de 10 a 99 funcionários fizeram a substituição; e 70% das médias empresas de 100 a 499 funcionários seguiram a mesma influência. Os motivos para essa gradual mudança entre os equipamentos é a melhora na produtividade dos funcionários, além da economia de espaço nos escritórios, uso wi-fi e a possibilidade de mobilidade.

 Atualmente, a aquisição de novos computadores acontece com mais frequência nos casos de contratação de funcionários, expansão dos negócios com filiais, substituição de máquinas antigas por atualizadas e por quebra. Outras razões citadas no estudo são aumento de produtividade, substituir sistemas obsoletos, rodar uma aplicação específica e substituir aparelhos perdidos ou roubados.

 A segunda tendência é a adoção de processos de TI nas PMEs. O objetivo dessas empresas é melhorar os negócios por meio da tecnologia, obtendo, assim, lucro em um mercado cada vez mais competitivo. Os principais desafios são a preocupação com a segurança, como a perda de dados, histórico de funcionários, controle de pagamentos para serem feitos e recebidos por clientes e fornecedores, produtos que precisam ser comprados, vendidos, armazenados, etc. ,mobilidade, conexão com filiais e trabalhadores em constante locomoção, e governança no dia a dia.

 O processo de adoção de TI nas PMEs precisa passar pelas seguintes etapas:
construção de infraestrutura básica (adoção de desktops, notebooks, internet rápida, antivirus, website, suites de produtividade, software de contabilidade e smartphones;
conexão da empresa (LAN/Server, e-commerce, tablets, network firewall, telefone com IP, etc.);
e extensão da rede (intranet, WAN, etc.).

Foi constatado que o ganho com a implantação de tecnologia nas empresas PMEs está tanto no operacional como na imagem, com a automação dos processos do negócio vem a melhor experiência para o consumidor, a eficiência do custo e a qualidade no gerenciamento em geral. A infraestrutura de TI ajuda na colaboração do funcionário, na conexão das filiais, na adoção de equipamentos e serviços mais avançados como ultrabooks e computação em nuvem, além de nas capacidades de e-commerce. Fonte: Decision Report 11/03/2013

12 março 2013



0 comentários: