27 março 2013

Inaugurações de shoppings vão bater recorde em 2013

Segundo o IBOPE Inteligência, serão lançados 64 empreendimentos em todo o Brasil.

 O cenário econômico no país continua favorável à expansão do setor de shopping center. O aumento da renda e da capacidade de consumo das famílias brasileiras, aliado à diversidade de linhas de crédito, levarão o setor a bater um recorde neste ano. De acordo com o Cadastro de Shopping Center, base de dados do IBOPE Inteligência, 2013 terá o maior número de inaugurações de shoppings da história do Brasil: 64.

 Mais da metade abrirá as portas em cidades do Sudeste: 35. O Nordeste vai abrigar 12 novos empreendimentos previstos para este ano, enquanto a região Sul receberá seis, mesma quantidade esperada para a região Norte. O Centro-Oeste deve abrigar a menor quantidade: cinco.

 Os novos shoppings vão se juntar aos atuais 423 centros comerciais em operação no país. Desses, 224 estão localizados no Sudeste, 77 no Sul, 60 no Nordeste, 43 no Centro-Oeste e 19 no Norte. Até o final de 2014, a previsão é que o Sudeste alcance 286 empreendimentos, o Sul 89, o Nordeste 80, o Centro-Oeste 51 e o Norte 31.

 Dos novos shoppings previstos para os próximos anos, 44 (39%) serão inaugurados em 38 municípios que ainda não possuem esse tipo de empreendimento. Novamente as cidades do Sudeste lideram, com 19 inaugurações, enquanto no Norte serão nove, no Sul sete, no Nordeste seis e no Centro-Oeste três. 

Consumo - A expansão recorde, consequentemente, vai beneficiar os varejistas. Segundo o IBOPE Inteligência, o consumo dos principais grupos de produtos comercializados em shoppings deve alcançar R$ 532,5 bilhões neste ano. Só a região Sudeste representa R$ 283,91 bilhões do total, seguida da região Sul, com R$ 88,95 bilhões, e do Nordeste, com R$ 83,45 bilhões.

 O Cadastro de Shopping Center é uma base de dados de cálculos relacionados aos shopping centers em operação ou em construção no Brasil. Além das informações gerais dos shoppings e dados demográficos das áreas de influência, também segmenta o potencial de consumo para varejistas de diversos ramos.[www.ibope.com/cadastroshopping].

 O IBOPE Inteligência é uma organização do Grupo IBOPE que contribui para seus clientes terem conhecimento e compreensão adequados da sociedade e dos mercados onde atuam, auxiliando na tomada de decisões táticas e na elaboração de estratégias no planejamento de negócios. Seu diferencial está baseado em uma equipe multidisciplinar integrada, profissionais altamente qualificados e especialistas no conhecimento do cidadão e do consumidor.
Fonte: revistafator 27/03/2013

27 março 2013



0 comentários: