12 março 2013

A lógica por trás dos negócios do BTG

Nenhum banco se tornou sócio de tantas empresas no Brasil nos últimos três anos, quanto BTG Pactual, de André Esteves. Com uma linha de atuação assumidamente agressiva, adquiriu participações em diversas áreas de negócios - pouco mais de 30 operações desde 2009, seja por meio de recursos de terceiros ou aportes feitos diretamente pelo banco. O Valor apurou que, desde a formação do BTG Pactual, foram alocados pelo banco cerca de R$ 10 bilhões em diversas atividades econômicas, sem contar operações com instituições financeiras. Foram sete negócios anunciados ao ano, em média, duas a três vezes acima da média de fundos concorrentes.

 Agora, com uma carteira de negócios mais estruturada, começou a ficar clara a lógica dos investimentos que norteia as decisões do banco. Nos últimos dias, o Valor entrevistou fontes próximas à instituição, economistas e empresários parceiros do banco para mapear melhor o sentido dessas operações do BTG, o "banco de investimento que investe", como repete Esteves, seu presidente. Há um ponto em comum nas análises: a decisão de investimento em seus mais variados negócios segue uma lógica de raciocínio dos grandes conglomerados americanos, que durante os anos 50 aportaram pesados recursos em importantes segmentos da economia, como infraestrutura, setor com forte potencial de crescimento no Brasil atual.

 "O Brasil de hoje tem algumas das premissas dos EUA da década de 50, como expansão de uma classe média consumista, maior geração de riquezas nas várias classes e desembolsos maiores em infraestrutura básica", diz uma pessoa próxima ao banco, repetindo avaliação feita pelo próprio Esteves, em palestras.

 O BTG não seleciona áreas e foca nelas, não é "sector-oriented", mas elege várias companhias em que pode colocar recursos para ter a liderança. O banco é sócio de uma empresa de coleta e reciclagem, de outra no setor de adesivos e é o maior acionista de uma rede de farmácias. "Eles olham a companhia, não o setor", diz uma fonte. Além disso, em todos os negócios, o banco busca ser o cocontrolador, mas não exige a posição de que seja sócio majoritário logo que inicia uma negociação. Em resumo, diz uma fonte ligada ao banco, o que se quer é "comprar um bom negócio pelo preço justo". Parece óbvio, mas dá para entender melhor na prática.

 A BR Pharma, onde um fundo do BTG tem fatia de 11,79%, chegou a pagar de 10 a 12 vezes o valor do Ebitda por redes de farmácia regionais. Mas não era um preço além do que o mercado trabalhava, ou seja, pagou-se um valor razoável. E as compras faziam sentido: era necessário ganhar escala e os negócios adquiridos traziam liderança regional em algumas praças. "Os fundos que têm surgido nos últimos anos são mais flexíveis nos acordos, fecham contratos cada vez mais customizados. Entram mais com a cabeça do "ganha-ganha"", diz o professor de economia da Fundação Dom Cabral, Rodrigo Zeidan.

 Fontes afirmam que o BTG estuda verticalizar a operação de varejo de farmácias com a compra de participação em laboratórios. No momento, o BTG está no meio de uma negociação que envolve a farmacêutica Aché e uma das três famílias controladoras, os Depieri. O ativo foi colocado à venda pelas três famílias, mas os Depieiri tentam costurar uma operação com o banco na qual os dois ficam com a Aché. Uma fusão com a Hypermarcas também é avaliada, segundo fontes.

 Na semana passada, o banco deu um passo, considerado um tanto arriscado pelo mercado, ao anunciar um acordo com o empresário Eike Batista, na holding EBX. O banco ajudará a injetar crédito e capital nos projetos do grupo.

 Mesmo com participação minoritária, o BTG não abre mão de influenciar a gestão, garantida por meio de um acordo de acionistas. É a forma de acompanhar de perto as principais decisões estratégicas. Não necessariamente para mudar a linha de frente do negócio - pelo contrário, em muitos casos, mantém os antigos donos no comando -, mas para contribuir para a estrutura de capital da operação. Como pano de fundo, está o interesse em preparar a companhia para ganhar a liderança do setor.

 Essa é uma das lógicas do BTG Pactual hoje: adquirir um negócio que seja a porta de entrada num setor pouco explorado, em que é possivel se tornar líder a médio prazo. A varejista Leader é um exemplo. Esta companhia, comprada no ano passado, passou por ajustes na gestão e deve ser usada como base para novas aquisições no setor de varejo de vestuário, apurou o Valor.

 Os investimentos do banco estão respaldados em cinco pilares: private equity; infraestrutura; mercado imobiliário; recursos naturais (mineração, por exemplo) e florestas. No caso de investimentos por meio de fundos, o BTG busca ficar com um terço dos negócios.

 Apesar da agressividade, que muitas vezes agrada ao mercado, não é possível saber se algumas dessas operações trarão resultados ao banco. São negócios, em muitos casos, que passam por períodos de ajustes na gestão ou estão em fase de expansão orgânica, para ganhar escala. Não se consolidaram ainda. Esses investimentos estão separados em dois fundos, um com recursos proprietários do banco e outro com capital do banco e de clientes.

 Para Sérgio Lazzarini, professor titular de organização e estratégia do Insper, o BTG Pactual exerce um papel muito parecido com o do BNDES Par, braço de participação do BNDES (Banco Nacional de Investimento Econômico e Social). "Nos EUA é muito comum a participação de banco de investimentos em empresas", afirma. As gestoras de fundos BlackRock e Carlyle estão em vários negócios, lembra Lazzarini. "Acredito que o BNDES inibe o papel dos bancos de investimentos e equities em negócios privados. O BTG poderá aumentar sua fatia em vários negócios, hoje ocupados pelo BNDESPar", diz o professor Autor(es): Por Mônica Scaramuzzo e Adriana Mattos - Valor Econômico
Fonte: clippingmp 12/03/2013

12 março 2013



0 comentários: