02 fevereiro 2013

Fusões e aquisições em transporte e logística caíram 35% em 2012

Na análise da PWC, autora do estudo, setor foi afetado pelas incertezas mostradas nos mercados internacionais

 O número de fusões e aquisições no setores de transporte e logística recuou 35% em 2012 em relação ao ano anterior, segundo estudo da PriceWaterhouseCoopers (PwC) divulgado hoje.

Foram 28 transações realizadas no ano passado, contra 43 em 2011. Para a empresa de consultoria, as fusões e aquisições no Brasil enfrentam dificuldades por conta das incertezas mostradas pelos mercados internacionais.

Na análise da PwC, as operações gerais de fusão e aquisição ficaram concentradas últimos dois trimestres de 2011 e dois primeiros trimestres de 2012 por conta de alterações das normas do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Novos procedimentos de análise e aprovação das transações por parte do colegiado entraram em vigor no dia 29 de maio do ano passado. "As incertezas quanto a abrangência das novas normas fizeram com que as empresas antecipassem os anúncios de transações", afirma o documento.

Em relação a transporte e logística, a PwC observa aumento na parcela de investidores estrangeiros no volume de transações desses setores. A participação do investidor estrangeiro chegou a 39% no ano passado, o que configurou recorde histórico, de acordo com a consultoria. Em 2011 eles responderam por 28%.O forte aumento foi provocado, conforme o estudo, pelas concessões no setor aeroportuário e por transações no transporte de cargas rodoviárias fracionadas envolvendo grandes multinacionais.

"A maior participação estrangeira pode ser atribuída principalmente à maior atratividade e melhor perspectiva do mercado brasileiro no cenário internacional devido ao atual ambiente econômico mundial."

Os destaques de 2012 ficaram com a aquisição da TNT Express pela UPS por 5,2 bilhões de euros, que incluiu a operação brasileira TNT Mercúrio; a fusão entre a Trip e Azul Linhas Aéreas; a aquisição da Rapidão Cometa pela Fedex; as concessões dos aeroportos de Brasília, Viracopos (Campinas) e Cumbica (Guarulhos); e a compra, por R$ 105 milhões, do centro logístico e de distribuição Anhanguera pelo fundo de investimentos BR Properties. Por Wladimir D'Andrade, da Agência Estado, Fonte:estadao 01/02/2013

02 fevereiro 2013



0 comentários: