06 fevereiro 2013

Fusões e aquisições de empresas de Alimentos, Bebidas e Fumo têm pequena alta em 2012, aponta KPMG

Com 46 transações ao longo do ano de 2012, o segmento de empresas de Alimentos, Bebidas e Fumo registrou pequeno aumento, de 4,5%, no número de fusões e aquisições (F&A) em relação ao ano anterior, quando ocorreram 44 negócios. Os dados constam da Pesquisa de Fusões e Aquisições realizada trimestralmente pela KPMG no Brasil. O resultado colocou este setor em quarto lugar (excetuando-se o segmento qualificado como “Outros”) no ranking do estudo, que inclui 43 grupos de negócios. No total geral, ocorreram 816 operações no ano passado, uma a menos do que em 2011.

Os números do último trimestre indicam certa estabilidade na quantidade de transações em Alimentos, Bebidas e Fumo ao longo de todo o ano passado, com 11 negócios, ante os 10 anotados entre julho e setembro, os 14 registrados entre abril e junho e os 11 dos primeiros três meses do ano. Na comparação com igual período de 2011 (quando houve 14 negócios), no entanto, percebe-se recuo de 21,4% no número de transações do último trimestre de 2012.

 Das 46 transações do ano, prevaleceram os 18 negócios domésticos, feitos entre empresas brasileiras. Em 2011, esse tipo de acerto havia somado 25 transações. Já em relação às operações de estrangeiros adquirindo empresas brasileiras (CB1) em 2012, foram 16 transações (contra as 12 do ano anterior), o que demonstra um avanço de 33,3% no interesse dos investidores de fora em fechar negócios no País. 

É interessante perceber que, assim como na maioria dos demais segmentos pesquisados, o número de operações do tipo CB1 em Alimentos, Bebidas e Fumo recuou ao final do ano, totalizando apenas uma operação entre outubro e dezembro do ano passado, contra seis no terceiro trimestre, cinco entre abril e junho e quatro de janeiro a março.

 “O segmento de Alimentos, Bebidas e Fumo mostrou boa constância no número de negócios ao longo do ano, e certo equilíbrio na participação de brasileiros e estrangeiros no fechar dos acordos. No entanto, percebemos que os três últimos meses de 2012 registraram uma boa queda na participação estrangeira, o que acabou sendo uma tendência geral entre todas as fusões e aquisições naquele período. Agora em 2013, é possível que um número maior de negócios seja fechado, tanto setorialmente, quanto em relação ao universo completo dos negócios, inclusive com boa participação de estrangeiros”, avalia Luis Motta, sócio-líder da área de Fusões e Aquisições da KPMG no Brasil, também coordenador do estudo.

 Número de operações no segmento de Alimentos, Bebidas e Fumo em 2012
 Domésticas CB1 CB2 CB3 CB4 CB5
Total 12 meses 18 16 3 3 5 1 46
4° trim. 7 1 1 - 2 - 11
3° trim. 3 6 - - - 1 10
2° trim. 6 5 - 2 1 - 14
1° trim. 2 4 2 1 2 - 11

 Sobre a Pesquisa A Pesquisa de Fusões e Aquisições da KPMG no Brasil é realizada trimestralmente e apura as operações de fusões e aquisições efetivamente concluídas e divulgadas envolvendo empresas no presente no país. A atual edição do estudo considera as operações de fusões e aquisições anunciadas e concluídas entre 1° de janeiro e 31 de dezembro de 2012. O levantamento é realizado sistematicamente desde 1994.

Legendas Transações Domésticas: entre empresas de capital brasileiro
CB1: Empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de brasileiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.
CB2: Empresa de capital majoritário brasileiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no exterior.
CB3: Empresa de capital majoritário brasileiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.
CB4: Empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.
CB5: Empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de brasileiros, capital de empresa estabelecida no exterior.
Sobre a KPMG A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory presente em 156 países, com 152.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. As firmas-membro da rede KPMG são independentes entre si e afiliadas à KPMG International Cooperative ("KPMG International"), uma entidade suíça. Cada firma-membro é uma entidade legal independente e separada e descreve-se como tal. No Brasil, a organização conta com aproximadamente 4 mil profissionais distribuídos em 20 cidades de 11 Estados e Distrito Federal.
Fonte:maxpressnet 06/02/2013

06 fevereiro 2013



0 comentários: