03 janeiro 2013

Setor de material de construção fatura R$ 55 bilhões em 2012

As vendas do setor fecharam 2012 com crescimento de 3,5%, na comparação com 2011

 As vendas de material de construção fecharam 2012 com crescimento de 3,5%, na comparação com 2011, registrando faturamento de R$ 55 bilhões, o maior já registrado pelo setor. É o que revelou um levantamento da Anamaco divulgado nesta quinta-feira (3).

Somente em dezembro, houve um crescimento de 5,5%, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Frente a novembro, as vendas permaneceram estáveis.

 As regiões Norte e Nordeste foram as que registraram maior volume de vendas no último mês do ano. De acordo com os dados, quase metade dos lojistas destas regiões venderam mais. Já no Centro-Oeste e Sudeste, as lojas apresentaram desempenho menor.

 Para o presidente da Anamaco, Cláudio Conz, os resultados foram surpreendentemente positivos. “Geralmente dezembro é um mês curto, por causa das festas de fim de ano, ou seja, as pessoas tendem a fazer as reformas até a primeira quinzena do mês, então tradicionalmente registramos um volume menor de vendas na comparação com os demais meses do ano. Mas, em 2012, tivemos um mês de dezembro com desempenho de vendas similar à novembro”.

Segmentos em dezembro 

Os dados indicaram ainda que o setor de cimento teve queda de 6,8% em dezembro na comparação com o mesmo mês de 2011. “O segmento vem tendo um desempenho menor desde outubro de 2012, contrariando as expectativas de aumento de volume de vendas dos demais setores”, explica Conz.

Tubos e conexões também não apresentaram resultados de incremento. “Dezembro ficou igual a novembro, porém 1,7% menor do que dezembro de 2011”, declara.

Os setores ligados a acabamento, tintas, revestimentos cerâmicos, argamassas e rejuntes, metais sanitários e iluminação foram os que mais venderam em dezembro. “A época de férias influenciou de forma positiva as vendas do setor. Apesar disso, a perspectiva para janeiro de 2013 é bem conservadora – apenas um terço dos lojistas espera aumento de vendas”, revela Conz.

Previsão para 2013 

Para este ano, a entidade continua otimista, a expectativa é de expansão de 6,5%, no confronto com o ano passado.

O otimismo pode ser explicado pela manutenção da redução do IPI para os produtos do setor, das obras do Minha Casa Minha Vida e dos eventos esportistas que devem acontecer no País. Além disso há uma expectativa por conta da linha de financiamento de material de construção com recursos do FGTS, que ainda não está operando, mas que deve aumentar a demanda pelos nossos produtos devido aos juros de 1% ao mês ao consumidor. Por Karla Santana Mamona
Fonte: InfoMoney 03/01/2012

03 janeiro 2013



0 comentários: