15 janeiro 2013

Alianças estratégicas podem elevar adoção de cloud em 2013

Uma pesquisa realizada pelo Current Analysis com empresas dos EUA e Europa mostrou que 64% das companhias adotaram soluções de cloud computing, e o número de empresas que utilizam a Infraestrutura como Serviço (IaaS) dobrou desde 2011. O estudo também revela que em 2013 o mercado será reestruturado pela busca de parcerias estratégicas para entrega de serviços completos, para atender exigências do mercado.

 “Há uma mudança nas empresas. Elas tem parado de experimentar a nuvem para implementá-la”, afirma o Bruce Page, vice presidente de pesquisa com clientes da Current Analysis. “Cerca de 64% das companhias adotaram cloud, o restante adotará nos próximos dois anos”, prevê.

 O relatório confirma que embora a adoção seja crescente, desafios como segurança e confiança na solução ainda precisam ser superados, por isso, o estudo prevê um salto em alianças estratégicas por provedores de cloud computing em 2013. Segundo Amy Larsen DeCarlo, pesquisadora da área de segurança e serviços de data center da companhia, as parcerias podem garantir variedades de serviços a clientes.

 “Parcerias serão fundamentais para dirigir a adoção dos serviços, que tem acontecido mais rápido que o esperado, mas ainda há um longo caminho pela frente”, afirmou Amy e acrescentou que os benefícios da computação em nuvem, como redução de custos e oferta de novos serviços, tem norteado o crescimento. “Os clientes corporativos, principalmente as grandes empresas, querem serviços fim a fim que provedores individuais têm problemas para entregar. Então, as alianças são criadas”, explica.

 A analista cita a recente parceria entre IBM e AT&T como um exemplo estratégico. “IBM não tem uma rede, e é natural que a AT&T se encaixe como uma parceira. Já os clientes da AT&T MPLS podem ter uma conexão mais segura, direcionada aos data centers da IBM”, ressalta e explica que em alguns casos, parcerias não são usadas para melhorar deficiências dos provedores de serviços. "Mas criam e expandem capacidades que o provedor não pode oferecer sozinho”, explica.
Fonte: ipnews 14/01/2013

15 janeiro 2013



0 comentários: