07 setembro 2012

Sustentabilidade é objeto de pronunciamento do CODIM

Pronunciamento de Orientações nº 14 versa sobre as melhores práticas de divulgação de informações sobre sustentabilidade

 O CODIM (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado) divulgou, em 04 de setembro, em São Paulo, o Pronunciamento de Orientação n° 14 – “Melhores Práticas de Divulgação de Informações sobre Sustentabilidade” por parte das Companhias Abertas. A coletiva de imprensa, realizada na sede do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores), contou com a apresentação dos relatores Haroldo Levy, coordenador do CODIM pela APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), e Geraldo Soares, coordenador pelo IBRI e vice-presidente do Conselho de Administração do Instituto.

 “O propósito do Pronunciamento de Orientação é induzir as companhias a divulgar estratégias, ações e fatos decorrentes da interação e de seus compromissos socioambientais e com o desenvolvimento sustentável, envolvendo seus colaboradores, investidores, acionistas, clientes, fornecedores e demais públicos estratégicos, de maneira ampla e transparente, colaborando para uma melhor percepção do futuro dessas companhias”, afirmou Haroldo Levy.

 “A importância de se divulgar informações relacionadas à sustentabilidade reside no fato de que a essa questão contribui para a mitigação de riscos e cria uma série de oportunidades de negócios, tornando-se um diferencial nas companhias, uma vez que produz vantagens competitivas percebidas pelo mercado financeiro e por toda a sociedade”, pontuou Geraldo Soares.

 Segundo os relatores, as companhias devem prestar contas aos stakeholders sobre as informações socioambientais de modo transparente e integrado às informações econômico-financeiras, principalmente no Relatório Anual, seguindo diretrizes do GRI, premissas do IR e do IIRC, e Guia de Sustentabilidade Novo Valor da BM&FBovespa. Além disso, recomenda-se a ampla divulgação das informações por meio de sites específicos, bem como a utilização de auditoria externa.

 O envolvimento da alta administração na definição e disseminação da estratégia de sustentabilidade, vinculando os aspectos socioambientais aos econômico-financeiros, foi apontado por Levy e Soares como fundamental para garantir a efetiva integração do tema nos processos de tomada de decisão e no dia a dia do negócio. Segundo ambos, são as lideranças empresariais que inserem o tema na estratégia de negócios e nas decisões das companhias, influenciando diretamente na forma, conteúdo e, principalmente, na força e credibilidade da divulgação dessas informações. O comprometimento dos executivos e dos conselheiros de administração é essencial para o aprimoramento da cultura empresarial.

 O Pronunciamento nº 14 trata ainda dos benefícios, responsabilidades, compromissos e envolvimento de stakeholders para as companhias que alinham sua estratégia no que se refere aos aspectos econômicos, financeiros e socioambientais. * O Pronunciamento de Orientação n° 14 – Melhores Práticas de Divulgação de Informações sobre Sustentabilidade por parte das Companhias Abertas está disponível para consulta :
Fonte: Maxpress 07/09/2012

07 setembro 2012



0 comentários: