02 junho 2012

Vale tem interesse em comprar usinas da Thyssen, diz revista

Citando fontes na empresa, a revista WirtschaftsWoche afirmou que a Vale, que já é dona de 27% da usina da empresa no Brasil, está interessada em comprar o restante

A ThyssenKrupp atraiu o interesse da Vale e da Posco por suas usinas siderúrgicas em dificuldade no Brasil e nos Estados Unidos, afirmou a revista semanal alemã WirtschaftsWoche.

 Citando fontes na empresa, a revista afirmou que a Vale, que já é dona de 27 por cento da usina da empresa no Brasil, está interessada em comprar o restante da joint-venture, que causou grandes prejuízos à maior siderúrgica alemã.

 A siderúrgica sul-coreana Posco mostrou interesse pela unidade da Thyssen no Alabama, de acordo com um trecho de uma reportagem que será publicada na edição de segunda-feira da revista.

 A ThyssenKrupp não estava imediatamente disponível para comentar.

 O chefe executivo da ThyssenKrupp, Heinrich Hiesinger, afirmou neste mês que ofereceria a usina brasileira ao seu parceiro na usina CSA e que também conversaria com possíveis compradores na Ásia.

 Ele estabeleceu o valor das duas usinas em 7 bilhões de euros (8,7 bilhões de dólares), bem abaixo do investimento da companhia nos projetos: aproximadamente 12 bilhões de euros.

 As usinas no Brasil e no Alabama tinham o objetivo de dar à ThyssenKrupp um apoio estratégico na América do Norte, com os setores automotivos e de construção não residencial crescendo nos EUA.

Contudo, o aumento dos custos no Brasil, e particularmente a moeda forte, e os preços dos insumos em alta, combinados com uma demanda em queda, acabaram com a lógica de uma estratégia que teria placas produzidas com menor custo no Brasil e vendidas a preços mais vantajosos nos EUA.  Harro ten Wolde, Reuters Fonte:
Exame 02/06/2012

02 junho 2012



0 comentários: