01 junho 2012

J&F desiste de comprar Delta após quebra de sigilo de construtora

O comando da holding J&F anunciou nesta sexta-feira a decisão de não consumar a compra da empreiteira Delta, da qual é gestora. O grupo fez uma opção de compra, mas decidiu não a exercer.

 A intenção do grupo é se manter apenas como gestor e criar uma empreiteira chamada J&C. Pesou para decisão a quebra do sigilo fiscal da construtora, feita pela CPI de Cachoeira.

 Posteriormente, ele deve ficar com parte da Delta (como seus equipamento) e inclui-la no novo empreendimento.

 Na noite de quinta-feira, Joesley Batista, presidente da holding, admitiu a possibilidade de abandonar o negócio se houvessse risco à sobrevivência da Delta: "Estou muito pensativo: será se a empresa aguenta ficar tanto tempo sob suspeita?", perguntou a interlocutores.

 Em comunicado à imprensa, a empreiteira afirma que "o prolongamento da crise de confiança sobre a Delta tem deteriorado o cenário econômico-financeiro da construtora, gerando um fluxo financeiro negativo e alterando substancialmente as condições inicialmente verificadas".

 Segundo a construtora, conforme estabelecido no contrato preliminar assinado entre a J&F e o controlador da Delta, a ocorrência de eventos inesperados ou adversos permite à J&F o direito de rescindir o memorando de entendimentos sem aplicação de multas ou penalidades.

 A empreiteira é investigada por parlamentares e pela Polícia Federal por envolvimento com o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, acusado de corrupção e de comandar um esquema de jogo ilegal.

 O negócio entre a J&F e a Delta foi anunciado no último dia 9. O contrato preliminar dava direito à J&F de substituir a estrutura administrativa da Delta, incluindo presidente, diretores e membros do Conselho de Administração. O acordo também previa um rígido processo "de auditoria" nos próximos meses. Somente após os resultados desta diligência seria ou não exercida uma opção de compra.

CPI A empreiteira Delta é apontada pela Polícia Federal como braço financeiro do esquema de Cachoeira. No último dia 29, a CPI no Congresso que investiga o suposto esquema aprovou a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico da construtora em todo o país. A Delta é a empresa que mais recebeu verbas do Orçamento do Executivo federal desde 2007. Por CATIA SEABRA
Fonte: Folha Uol 01/06/2012

01 junho 2012



0 comentários: