27 junho 2012

4 fatias de empresas que Eike vendeu este ano - e a próxima da fila

Clique nas fotos para rever quais empresas do bilionário já tiveram participação vendidas só neste ano – e qual está em fase de análise de venda, por enquanto

  49% da AUX para um fundo do Catar

Na última sexta-feira, dia 22, o bilionário Eike Batista fechou a venda de uma participação de 49% na AUX para o fundo soberano Qatar Investment Authority por 2 bilhões de dólares. No dia anterior, o empresário havia dito ter vendido uma participação na AUX, unidade da holding EBX Brasil SA, sem revelar o nome do comprador ou o valor da transação.

 Eike disse em outubro que a AUX valia 5 bilhões de dólares e tinha 7,2 milhões de onças em reservas de ouro depois da aquisição da Ventana, empresa sediada em Vancouver, em março de 2011. A mina colombiana de La Bodega, da AUX, também tem depósitos de cobre e prata.

  0,8% da EBX para a GE

Em maio, a empresa americana GE investiu 300 milhões de dólares no Grupo EBX, o correspondente a uma fatia de 0,8% na Centennial Asset Brazilian Equity LLC e em outras holdings offshore do Grupo EBX. Conforme comunicado, os recursos serão utilizados para melhorar a estrutura de capital da EBX e ajudar no financiamento de projetos futuros.

O acordo também "ressalta os esforços da GE para levar produção industrial ao Superporto do Açu, reforçando a posição da GE como fornecedora estratégica de equipamentos e serviços para as empresas do Grupo EBX em indústrias-chave, como petróleo e gás, geração de energia e mineração", segundo comunicado da empresa.

20% da SIX para a IBM 

 No início de abril, a IBM anunciou a compra de 20% da SIX, empresa de tecnologia do grupo do empresário Eike Batista. Também foi fechado outro contrato para prestação de serviços da SIX para a IBM no valor de 1 bilhão de dólares por um período de dez anos. A SIX é descrita pela EBX como empresa voltada para soluções de automação industrial. A parceria entre a IBM e a empresa brasileira começou no ano passado. Em novembro, as duas companhias divulgaram, sem mencionar valores, um acordo estratégico para atuar nos setores de recursos naturais e infraestrutura.

  5,63% da Centennial para a Mubadala

A Mubadala Development Company (Mubadala), empresa de desenvolvimento e investimento estratégico de Abu-Dhabi, nos Emirados Árabes, fechou um investimento inicial de 2 bilhões de dólares no grupo brasileiro, em março. Em troca terá uma participação acionária preferencial de 5,63% na Centennial Asset Brazil Equity Fund LLC e em outras holdings offshore de Eike Batista.

 Os recursos serão usados para reforçar a estrutura de capital do grupo e inclui participação indireta da companhia estrangeira tanto nas empresas de capital aberto - OGX, OSX, MMX, LLX e MPX - como nas de capital fechado, como AUX, REX e IMX.


30% da CCX para alguém 

A venda de 30% da CCX, companhia de carvão mineral do grupo do empresário, ainda não foi concluída – mas pode estar bem perto disso. O empresário Eike Batista disse, também em maio, que estuda realizar a venda estratégica da fatia em breve. "Nós acreditamos que a CCX é um ativo que vale 4 bilhões de dólares", afirmou ele a jornalistas, durante evento que marcou a estreia da CCX na Bolsa de Valores de São Paulo.

 A CCX é resultado de uma cisão da MPX, a empresa de energia do grupo do bilionário. "Nós temos como objetivo captar parte do equity desse recurso através de uma venda estratégica de até 30 por cento (da CCX), que é o necessário para capturar o equity e aí conseguir financiar as jazidas através dessa venda estratégica, que pode ser para grupos financeiros e siderúrgicas, por causa da qualidade do carvão", disse o empresário. Tatiana Vaz
 Fonte: Exame 27/06/2012

27 junho 2012



0 comentários: