01 junho 2012

12 aquisições e fusões que marcaram o mês de maio no Brasil

Nova Lei do Cade – que passou a valer no fim do mês – provocou uma enxurrada de negócios no período.

  Fusão entre Azul e Trip

No início desta semana, as companhias aéreas Azul e Trip anunciaram a fusão de suas operações. O novo grupo nasce com receita de 4,2 bilhões de reais e 15% do mercado de aviação comercial no país.

 O negócio entre as duas companhias não envolve desembolso de dinheiro. Os atuais sócios da Azul vão ficar com 66% da nova holding e os 34% restantes ficarão com os acionistas da Trip.

 A holding Azul Trip nasce com 8.700 funcionários, 96 destinos e 112 aviões, 837 voos diários e 316 diferentes rotas.

BTG compra 40% da Leader 

 Conforme antecipado por EXAME, o banco BTG Pactual comprou, nesta semana, 40% da rede varejista fluminense Leader. O valor da operação foi fechado por 665 milhões de reais, montante que será pago em duas parcelas.

Trata-se da primeira aquisição de controle de uma varejista do ramo de vestuário feita pelo banco de André Esteves. A Leader concentra seus negócios nas classes C e D e conta com 65 lojas, faturamento de cerca de 1 bilhão de reais e quase 5.000 funcionários.

Dona do Johnnie Walker compra Ypióca 

 Nesta semana também, a companhia de bebidas britânica Diageo, dona de marcas como Johnnie Walker, Smirnoff e Jose Cuervo, anunciou a compra da marca de cachaça brasileira Ypióca.

 Embora a companhia não confirme, segundo informações do mercado, a operação foi fechada por cerca de 900 milhões de reais.

A Ypióca é a segunda maior marca de cachaça brasileira por valor e a terceira em volume no Brasil, com vendas de 177 milhões de reais acumuladas em 2011.

Família Batista e duas operações 

 No início do mês, a J&F, dona do JBS, anunciou que assumiria a gestão da construtora Delta - empresa investigada por manter ligações com Carlinhos Cachoeira. A venda da Delta foi antecipada pelo blog Primeiro Lugar, de EXAME.

 A opção de compra da companhia será exercida, ou não, após o resultado da auditoria promovida para investigar as supostas ligações da empresa em esquemas de corrupção.

Neste primeiro momento, o contrato preliminar permite que a J&F substitua a estrutura administrativa da Delta, incluindo presidente, diretores e membros do conselho de administração.

 Já o JBS, braço do setor frigorífico da holding, também anunciou no início do mês o arrendamento das operações da Doux no Brasil.

 As plantas adquiridas têm capacidade de 850.000 abates de frango por dia. A JBS pretende manter mix de exportação, sendo 75% da produção destinados ao mercado externo e o restante ao interno.

Kroton faz aquisição de R$ 510 milhões 

A Kroton Educacional anunciou, na última terça-feira, a compra da Uniasselvi, grupo de universidades e faculdades de Santa Catarina. A operação foi fechada pelo valor de 510 milhões de reais.

 A Uniasselvi conta atualmente com aproximadamente 86.200 alunos. Com o negócio, a Kroton passa a ter 417.000 alunos matriculados em cursos de nível superior.

 Eike Batista e dois negócios fechados 

 No começo do mês de maio, Eike Batista, por meio de sua empresa de entretenimento IMX, anunciou a compra de 50% do festival Rock in Rio.

 Embora o valor total da operação não tenha sido divulgado, o acordo prevê o investimento 350 milhões de dólares nos próximos cinco anos no festival.

 Outra operação anunciada pelo empresário foi a venda de uma pequena fatia do grupo EBX para americana GE. A venda de 0,8% da companhia foi fechada pelo valor de 300 milhões de dólares.

FedEx compra Rapidão Cometa 

 Na última terça-feira, a FedEx fechou um acordo para comprar a companhia brasileira de transporte e logística Rapidão Cometa, que vinha sendo representante autorizado da companhia americana no Brasil há mais de dez anos.

 O valor do negócio não foi divulgado. A Cometa atende todos os estados do país e tem mais de 17.000 clientes. A FedEx espera que a transação seja concluída no terceiro trimestre deste ano.

GP vende Fogo de Chão 

A GP Investments anunciou no começo da semana a venda de 100% da holding de investimento da churrascaria Fogo de Chão.

 A operação, fechada com fundo de private equity Thomas H Lee Partnersa, foi concluída pelo valor de 400 milhões de dólares.

 A expectativa é que a efetivação da venda ocorra no terceiro trimestre de 2012.

Cosan e Camil firmam parceria 

 Conforme antecipado por EXAME, a Cosan fechou acordo de associação de sua área de alimentos com a Camil, ficando com 11,72% de participação na empresa.

 A participação adquirida pela Cosan dará direito a representatividade para a empresa no conselho da Camil, cuja gestão continuará com seus atuais controladores.

 A parceria engloba marcas importantes como União, Camil e Coqueiro, que serão consolidadas em uma única empresa "líder nos mercados de açúcar, arroz e pescados", disse a Cosan, em comunicado.

Dona do Bob''s compra Yoggi 

Neste mês também, a Brazil Fast Food Corporation (BFFC), que é dona das marcas Bob’s e Pizza Hut no Brasil, comprou a rede de iogurte congelado Yoggi. O valor da operação não foi divulgado.

 A Yoggi foi criada em 2008 e hoje fatura cerca de 90 milhões de reais por meio de seus 57 franqueados em 23 estados e no Distrito Federal.

 A expectativa da companhia é chegar a 80 lojas até o final deste ano.   Por Daniela Barbosa
Fonte: Exame 01/06/2012

01 junho 2012



0 comentários: