22 maio 2012

Oi admite possibilidade de aquisição de fornecedores

O diretor de relações com investidores da Oi, Alex Zornig, afirmou hoje que há possibilidade de a operadora realizar aquisições, não de outras operadoras, mas de empresas que possam fortalecer a musculatura de negócios da companhia, como fornecedores de outros serviços fora do mercado de voz. Ele fez a observação ao ser questionado por jornalistas após participar do Rio Investors Days, onde, em sua palestra, admitiu que a companhia deve promover estratégias de diversificação no foco do negócio nos próximos meses.

Quando indagado sobre quais aquisições seriam essas, o executivo foi cauteloso. Ele reiterou que não enxerga a possibilidade de operadoras comprando outras operadoras. Mas observou que, no caso da Oi, é possível realizar aquisições de empresas que possam ajudar a diversificar o negócio da companhia fora do mercado de voz.

“Não posso falar [qual seria a aquisição], isso é estratégico. Mas tem alguma coisa na ponta [para comprar]”, disse. “Por exemplo, eu vendo uma TV a cabo para você. E eu tenho que instalar, certo? Pode ser que eu compre o instalador”, disse, frisando novamente que isso seria somente um exemplo do tipo de aquisição que a Oi poderia realizar. “Telecom, hoje, não é só vender telefone”, analisou.

 Também presente no seminário, o analista do Santander, Valder Nogueira, comentou que as operadoras ainda podem realizar muitas aquisições principalmente no ramo da infraestrutura - como comprar companhias que já tivessem estrutura de cabos de fibra óptica, por exemplo. Isso foi o caso da aquisição pela TIM da Atimus, empresa de telecomunicações da AES Brasil, no ano passado.

 Na análise do especialista, é inegável que as operadoras precisam melhorar seu tráfego de dados, devido à trajetória crescente na demanda por este tipo de serviço nos últimos anos – e a perspectiva de continuidade da mesma, no futuro. Neste contexto, o aprimoramento da rede seria estratégico para assegurar competitividade nos próximos anos. Por Alessandra Saraiva e Marta Nogueira
Fonte: Valor 22/05/2012

22 maio 2012



0 comentários: