07 maio 2012

Nicho de R$ 15 bilhões na alimentação atrai investidor

Quando um setor seduz Eike Batista, tudo indica que vale a pena investir nele. O catering (a atividade de fornecer serviços alimentares em locais remotos ou de logística diferenciada, como rotas aéreas) ganhou recentemente no Brasil um novo player, a NRX-Newrest - uma joint venture da EBX de Batista com o grupo europeu Newrest, que já atua na área de catering aéreo e ferroviário em 46 países.

Agora surgiu mais uma competidora neste campo, a Top Catering que será a divisão para a atividade do Grupo Top Clean, holding composta por empresas que prestam multisserviços especializados. A empresa, assim como outra concorrente, a criada pelo Grupo Pedrosa, que se aliou ao Grupo Unirest (o qual já trabalha no mercado internacional de catering) para a criação de uma outra joint venture, a NEX-Unirest, está de olho no setor que deve movimentar no País R$ 15 bilhões este ano.

Embora muito associado ao fornecimento de refeições a bordo de aeronaves, a atividade é bem mais ampla - engloba desde o abastecimento de minas e embarcações até a alimentação em eventos. "Temos em vista a expansão dos negócios para todo o Brasil e América Latina, já que o conhecimento dos executivos envolvidos no projeto proporcionará a atuação internacional. A previsão é que, a médio prazo, nossa nova empresa alcance um faturamento anual de R$ 30 milhões", diz Ernesto Brezzi, diretor do Grupo Top Clean.

Seguindo o que parece ser tendência no setor, a holding optou por não entrar sozinha na atividade. A Top Catering é uma associação com a companhia argentina Team Management Services (TMS) e alguns empreendedores locais já com experiência no mercado. A nova empresa traz como diferencial uma maior atenção ao atendimento a pontos remotos, como canteiros de obras. "Faremos a oferta de serviços de alimentação, varejo ou cafeterias e, inclusive, gestão de hotelaria e lavanderia em qualquer localidade, mesmo as mais inóspitas", observa Brezzi. E ele completa: "Desta forma o cliente terá a comodidade de contar com um único contrato e interface para gerenciar. Tudo respaldado por um elevado padrão de excelência".

A missão

Em um primeiro momento, a Top Catering terá por missão conquistar para seus serviços a própria base de clientes do Grupo Top Clean. "A nova unidade de negócios não é um braço isolado, mas sim um complemento ao portfólio de multisserviços ofertados por nossa holding ao mercado", observa Brezzi. "A meta é que o Grupo Top Clean, com a participação da Top Catering, tenha um crescimento acima de 10% ao ano e mantenha este patamar, sendo reconhecida como referência na gestão integrada de serviços múltiplos".

A nova empresa voltará sua atuação em catering para os seguintes setores: varejo, educação, saúde, empresas e áreas remotas. Como a economia brasileira está relativamente aquecida, o setor de serviços como um todo se beneficia do  momento. As atividades ligadas a commodities, avalia Brezzi, tendem a continuar com crescimento mais forte e requerem soluções muito particulares em termos de alimentação. A Top Catering, garante ele, sabe disto e se preparou para tais áreas.

Custos

Um exemplo da importância do setor para outras atividades econômicas foi o anúncio, feito pela TAP na semana passada, de que deixará temporariamente de voar para o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Uma das razões alegadas para tanto pela companhia aérea portuguesa foi a falta de melhores condições de serviços de catering para armazenamento da alimentação servida nos voos da empresa.

Apesar da relevância da prática, o catering precisa ser econômico para atrair clientes. "Em muitos setores a busca pela maior competitividade passa pela permanente redução de custos; a Top Catering se propõe a levar para as empresas soluções modernas para tanto, já testadas e aprovadas pelo mercado - inclusive a venda direta aos consumidores, seja através de franquias ou mesmo de operação própria", conforme ressalta Brezzi.

Multisserviços

O Grupo Top Clean é composto por empresas especializadas na prestação de multisserviços específicos. Em operação desde 1993, a holding contabiliza mais de 200 clientes espalhados por 1.200 pontos de atendimento, além de mais de 6 mil colaboradores. O segmento de multisserviços atravessa uma fase de forte expansão, tendo apresentado crescimento de mais de 180% em todo o mundo nos últimos 10 anos. "Os serviços de facilidades são uma tendência mundial, com grande potencial no Brasil", observa Brezzi. Fatores como o vigor da economia brasileira e de segmentos como construção civil, petróleo, alimentação e varejo servem de base para o otimismo de empresários do setor com o mesmo. Por Alex Ricciardi
Fonte: DCI 7/05/2012

07 maio 2012



0 comentários: