15 maio 2012

Fusões em aeroportos e portos apresentam crescimento de 133%

As ações que envolvem aquisições e fusões no setor de serviços para portos a aeroportos ostentaram, no primeiro trimestre de 2012, uma expansão de 133% sobre o mesmo período do ano passado.

De acordo com o estudo de Fusões e Aquisições apresentado trimestralmente pela consultoria KPMG, estas transações oscilaram de três para sete no período. Dentre estas sete operações, seis foram domésticas, e uma internacional. Um exemplo foi a união entre a OHL Brasil e a operadora aeroportuária Aena. "A movimentação no setor reflete a tendência dos investimentos que serão efetuados nos segmentos de logística e transporte de passageiros no Brasil, e representa já 50% do número de transações realizadas em 2011 - até agora o ano mais forte, com um total de 14 operações", afirma Luís Motta, sócio da KPMG.

Segundo Augusto Sales, sócio líder do Global Strategy Group da KPMG no Brasil, este é um segmento alvissareiro. "Os setores estão ligados à área de infraestrutura e ao crescimento do País. O comércio exterior, também impulsionado pelos grandes eventos esportivos que estão por vir e pelo crescimento da exploração de petróleo com o pré-sal, é uma atividade que deve passar por grandes transformações e receber muitos investimentos nos próximos anos". A KPMG, autora do levantamento, é uma rede mundial de consultorias independentes. No Brasil, a companhia soma aproximadamente 4.000 profissionais, os quais se distribuem por escritórios em 20 cidades.

Ponte aérea

Outra pesquisa, esta do Grupo Amadeus (que realiza a venda de passagens aéreas e diárias de hotéis para agências de viagem) detectou que o Brasil é dono da ponte aérea mais popular das Américas e da segunda mais cheia do planeta. Quem viaja entre Rio de Janeiro e São Paulo, em qualquer trecho, soma-se a um universo de 7,7 milhões de pessoas. Os dados são do ano passado. Das 15 pontes aéreas mais ocupadas do planeta, 11 são asiáticas, incluindo o primeiro lugar - que liga as cidades sul-coreanas de Jeju e Seul - a qual domina o ranking com 9,9 milhões passageiros no ano passado. Jeju é uma conhecida cidade turística da Coreia.

As rotas que concentram mais passageiros no planeta são todas domésticas. A dominância da Ásia fica clara quando se compara o continente mais populoso do globo aos países da Europa e das Américas. A ponte-aérea mais cheia dos Estados Unidos - que liga Nova York a Fort Lauderdale - foi utilizada por apenas 3,1 milhões de pessoas, menos da metade das viagens realizadas entre as metrópoles chinesas de Pequim e Xangai, que é a ponte aérea que figura na sétima colocação do ranking. Por Alex Ricciardi
Fonte:DCI 15/04/2012

15 maio 2012



0 comentários: