19 maio 2012

Duratex:Aquisição de Participação Relevante na Tablemac S.A.

A Duratex no dia 18 de maio (sexta-feira), assinou Acordo para Subscrição de Aquisição de Participação Relevante no capital da Tablemac S.A. (“Tablemac”), empresa líder no mercado colombiano na fabricação de painéis de madeira industrializada.

 Por este acordo, a Tablemac está convocando Assembleia Extraordinária de Acionistas para aprovar aumento de capital da companhia, através da emissão de novas ações ordinárias, com renúncia do direito de preferência de subscrição dos atuais acionistas em favor da Duratex.

 A Duratex subscreverá 25% do capital social da Tablemac, a um preço de COP 12,00 (doze pesos colombianos) por ação desde que aprovado na Assembleia dos Acionistas.

 Em segunda etapa, a Duratex, a seu critério, em prazo de até dois anos, poderá subscrever adicional de até 15% de ações, ao preço de COP 12,00 por ação, corrigidos à taxa de 6,25% a.a. pro rata die.

 Também pelo Acordo, a Duratex lançará, nos dez dias seguintes à Primeira Subscrição, uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) visando adquirir de 10% a 12% das ações da Tablemac, ao preço de COP 12,00 por ação.

O quadro a seguir sintetiza a operação:



A Tablemac é uma companhia de capital pulverizado, cujo maior acionista detém cerca de 9% das ações em circulação.

 Tablemac 
O market cap atual da Companhia é de COP 249 bilhões, equivalentes a aproximadamente US$138 milhões. Em dezembro de 2011, a receita líquida totalizou COP 109,1 bilhões, o Ebitda atingiu COP 24,6 bilhões, com margem de 22,6%, o lucro líquido totalizou COP 5,1 bilhões e o endividamento liquido consolidado é de COP 112,2 bilhões.

 É uma empresa de capital aberto, fundada em 1988 e tem suas ações negociadas na bolsa de valores da Colômbia. Possui 4 plantas localizadas no centro do país, com capacidade de produção de 110.000 m3/ano de MDP e inaugurou recentemente a primeira linha contínua de produção de MDF no país, com capacidade de 132.000 m3/ano. Ainda, tem uma fábrica de móveis e portas com capacidade de 10.000 m3/ano. A companhia é proprietária de 7.707 hectares de terras e conta com 4.212 hectares plantados. Sua participação de mercado é de aproximadamente 36%.

 Porque investir na Colômbia 
O negócio possibilita a diversificação das operações de painéis em um país que apresenta ambiente político e econômico estáveis, com taxas de crescimento superiores à média brasileira, além de apresentar características de população e renda favoráveis ao segmento de móveis, principal destino dos painéis comercializados.

Destaques: 
 Perfil-Duratex 
empresa brasileira, controlada pela Itaúsa - Investimentos Itaú S.A. e Cia. Ligna de Investimentos, maior produtora nacional de painéis de madeira, metais e louças sanitárias, com esta operação, dá mais um passo no seu plano estratégico de crescimento de suas atividades no exterior, com foco inicial na América Latina, sempre visando a criação de valor a seus acionistas.
Fonte:revistafator 19/05/2012
----------------
Comentário:

19 maio 2012



0 comentários: