11 maio 2012

Com aquisição da Simple Mobile, América Móvil avança nos EUA

A América Móvil, maior operadora de telecomunicações da América Latina por número de assinantes, pretende ampliar sua presença no mercado americano por meio da aquisição de uma operadora de telefonia celular da Califórnia. O anúncio de aquisição é o segundo feito pela operadora mexicana esta semana.

 A compra da Simple Mobile, pertencente à T-Mobile USA, subsidiária americana da Deutsche Telekom, poderá aprofundar o já sólido crescimento da América Móvil nos EUA.

 Em comunicado à bolsa do México ontem, a América Móvil, controlada pelo bilionário mexicano Carlos Slim, disse que a TracFone Wireless, sua subsidiária americana, tinha formalizado a compra de 100% da Simple Mobile. A empresa não informou quanto pagará, mas analistas disseram que o preço pode superar US$ 350 milhões.

 O plano segue-se ao comunicado emitido na terça-feira pela América Móvil de que pretendia aumentar sua atual participação de 4,8% na KPN, da Holanda, para não menos que 28%, num negócio avaliado em € 3,2 bilhões. Se a operação se concretizar, será a primeira expansão significativa de Slim fora das Américas.

 A América Móvil [controladora da Claro no Brasil] tem 246 milhões de assinantes de telefonia celular e opera em 18 países nas três Américas. Analistas disseram que sua forte investida de compras decorre da combinação entre a crescente dificuldade de encontrar novas aquisições na América Latina e os níveis baixos de endividamento da empresa.

 O negócio com a Simple Mobile dará a Slim acesso a mais de 1 milhão de novos clientes na maior economia mundial, aumentando o atual cadastro da TracFone, de 20 milhões de assinantes.

 O analista Martín Lara, da corretora Actinver, sediada na Cidade do México, disse que a aquisição aumentará em apenas um ponto percentual a participação de Slim no segmento de celulares pré-pagos, para cerca de 30%. Mas, observou que o negócio é "excelente", por se tratar de um dos mercados de crescimento mais acelerado de todo o império de telecomunicações de Slim.

 A TracFone e a Simple Mobile são operadoras virtuais de rede móvel (MVNO), que não têm infraestrutura de rede mas compram de outras teles para oferecer serviços. Algumas delas, como a Simple Mobile, que usa a rede sem fio da T-Mobile USA e oferece uma série de planos pré-pagos mensais de baixo custo, foram bem-sucedidas, enquanto outras, como algumas lançadas por grandes marcas, como a ESPN, a rede de esportes dos EUA, não conseguiram deslanchar. Por Adam Thomson Financial Times Colaborou Paul Taylor
Fonte: Valor Econômico 11/05/2012

11 maio 2012



0 comentários: