09 maio 2012

Abril Educação adota a cartilha das fusões para sustentar crescimento

Terceira maior companhia de métodos de ensino apostilados do país, que vão desde a educação infantil até os pré-vestibulares, companhia também deve oferecer cursos preparatórios para concursos públicos.

Amorim, da Abril Educação: método de ensino também deve ser disseminado nas escolas públicas

 Diversificar para crescer. Esta é a meta da Abril Educação desde sua reestruturação e entrada no mercado de ações em julho de 2011.

 Com a abertura de capital, a empresa captou R$ 370 milhões, dos quais 66% foram utilizados para aquisições. A compra dos sistemas de ensino Ph, ETB e Maxi, que atendem aos alunos da educação infantil à preparação para o vestibular, abriu o leque de atuação.

Os sistemas de ensino que têm como padrão o uso de apostilas são a grande aposta da Abril para crescer. De acordo a Hoper Educação, em 2011, o segmento no Brasil gerou receitas brutas de R$1,2 bilhão.

 A expectativa das editoras agora é que esse método de ensino, presente em 40% das escolas privadas, ganhe uma cota no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). "O mercado tem potencial para crescer 10 vezes nos próximos cinco anos, com sua implementação nas escolas públicas", afirma Ryon Braga, presidente da Hoper Educação.

 O presidente da Abril Educação, Manoel Amorim, destaca que o método melhora o desempenho dos alunos e facilita o trabalho dos professores. "Vendemos para o mercado privado e também atendemos a quase trinta prefeituras. A eficiência é comprovada nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Hoje, no Brasil, cerca de 4% dos alunos de escolas públicas usam Sistemas de Ensino. Em São Paulo, esse percentual é de 22%. A tendência é a penetração aumentar", diz.

 Amorim afirma ainda que mais quatro aquisições estão programadas para este ano. "Estamos olhando para todos os segmentos, menos de livro didático. O objetivo é encontrar oportunidade de acrescentar mais conteúdo e serviços à base de clientes que já atendemos", complementa.

 Mercado 
 Entre as empresas do setor de educação listadas na BM&F Bovespa, a Abril é a única com foco de atuação no ensino fundamental. "Esse passo foi importante, pois a Abril consolidou o setor de educação básica", diz Braga. Ele destaca que está havendo um movimento de consolidação nas companhias do segmento, assim como aconteceu em 2007, com as aquisições de empresas de ensino superior. "Os novos players ganham musculatura para abrir capital."

 No momento em que essa perspectiva se tornar realidade, o segmento vai chamar atenção dos investidores e, na esteira do deste curso, os ativos da Abril devem ganhar mais atratividade.

 Embora as ações tenham valorizado 16,25% em nove meses - começaram a ser negociados a R$ 20 e ontem valiam R$ 27,25 -, existe carência de liquidez. "A empresa é boa, as margens de lucro são altas, mas falta conquistar o interesse do mercado", afirma a equipe de análise da Corretora Empiricus. Por Priscilla Arroyo Fonte:Brasileconomico 09/05/2012

09 maio 2012



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