29 abril 2012

Marco Stefanini torna-se CEO mundial da Stefanini; Monica Herrero assume Brasil

Marco Stefanini, CEO da bilionária empresa brasileira que leva seu nome, aproveitou o IT Forum 2012 – encontro realizado pela IT Mídia na Praia do Forte (BA) com quase 200 CIOs das 500 maiores empresas do Brasil e cerca de 70 patrocinadores do mercado de TI – para anunciar que Monica Herrero, vice-presidente da empresa há cinco anos, torna-se, agora, CEO das operacionais nacionais.

O executivo se dedicará ao cargo de gestão mundial da companhia, que já conta com verticais para Estados Unidos, Ásia, Europa e América Latina (neste caso, para países que falam língua espanhola).

 Formada em matemática e com especialização em administração de empresa, Monica está na companhia há 20 anos. “Normalmente as pessoas têm de trocar de empresas para conseguir crescer profissionalmente. Já eu cresci junto com a empresa”, disse a executiva, em entrevista ao IT Web. O principal desafio da executiva é fazer com que as operações nacionais, que representam cerca de 60% do faturamento total, ajudem a marca global a atingir um faturamento de US$ 1,1 bilhão projetado para este ano.

A executiva ainda adiantou que, nos próximos dias, a companhia vai anunciar a aquisição de uma empresa de software na América Latina para complementação de suas ofertas atuais. E esta não deve ser a última a ser apresentada neste ano. “Mais recentemente, com a aquisição da Orbitall, a empresa foi dividida nesses cinco grandes mercados”, justificou Monica sobre a nova estrutura organizacional da empresa. O processo de transição foi iniciado em janeiro deste ano. “A ideia, com isso, é utilizar o melhor de cada região em termos de expertise, com atendimento global para vários clientes.

Hoje temos 40 contas internacionais, sendo algumas originadas no Brasil”, disse a CEO, citando uma pesquisa da Fundação Dom Cabral que indica a companhia como a segunda brasileira em termos de perfil transnacional. “Ficamos atrás do grupo JBS/Friboi e à frente da Gerdau”, comemorou. Inovação

 Como parte da estratégia de crescimento, além do processo de crescimento inorgânico e orgânico, a companhia acaba de anunciar um processo de inovação, baseado em três pilares:

  • estímulo de ideias novas dentro da organização, premiando boas ideias;
  •  busca de parcerias nas universidades (desafios de buscas de novas soluções, e incentiva o empreendedorismo); e 
  • busca de startups de tecnologia, que, com boas ideias em projetos, precisem ou de um parceiro forte de estratégia ou de sócio com investimentos financeiros. 
 Sobre o desafio de uma mulher à frente de uma empresa global, especialmente em um setor predominantemente masculino, Mônica é direta. “A Stefanini é uma empresa que sempre incentivou a diversidade, seja cultural, de origem, de gênero… nunca tivemos restrição a nada e trabalhamos com meritrocacia. Nosso negócio é baseado em pessoas, e este é o grande valor da empresa”, finalizou.
Fonte:itweb28/04/2012

29 abril 2012



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