16 abril 2012

GDF Suez compra restante da International Power por US$ 10 bilhões

A GDF Suez, maior companhia de energia da Europa por valor de mercado, concordou em comprar os 30% que ainda não possui da International Power Plc (IPR) por cerca de 6,4 bilhões de libras (US$ 10 bilhões), com vistas a expandir sua atuação na Ásia e na América Latina.

A oferta revista de 418 pences por ação é 7% superior à proposta anterior, de 390 pences por papel, e que acabou rejeitada neste mês.

A GDF Suez disse que pretende vender 3 bilhões de euros em ativos para financiar a aquisição.

“Esse é definitivamente um bom negócio para os acionistas da International Power”, diz o analista John Musk, da RBC Capital Markets em Londres. “É um pouco mais difícil que os analistas da GDF Suez engulam, embora eu não acredite que eles estejam pagando em excesso.”

As dificuldades encontradas pela GDF Suez para obter taxas mais elevadas que cubram seus custos de provisionamento na França, a perspectiva de cobrança de impostos nucleares na Bélgica e preços mais baixos têm pressionado as ações da companhia, que caíram 33% desde o ano passado.

A empresa está construindo usinas e comercializando gás a partir do Brasil para a Coreia do Sul, onde a demanda por energia cresce mais rapidamente do que na Europa.

A transação aumentaria ainda os ganhos líquidos recorrentes da GDF para mais de 4,2 bilhões de euros, ante 4 bilhões de euros, com manutenção do mesmo nível de dívida, segundo apresentação da companhia.
Fonte:valor 16/04/2012

16 abril 2012



0 comentários: