04 abril 2012

Gastos com infraestrutura de data center no Brasil devem se manter estáveis neste ano

Os investimentos em infraestrutura de data center no Brasil registraram forte expansão no ano passado, em especial de multinacionais instaladas no país. Estudo do Gartner revela que os gastos com infraestrutura tiveram crescimento de 20% em 2011, número que se deve manter neste ano.

A consultoria observa que, embora o cenário seja promissor, os CIOs enfrentam o desafio de aliar eficientes estratégias de gestão ao uso da tecnologia aplicada à operação e gerenciamento de data centers para gerar valor e crescimento ao negócio.

O Gartner projeta que os orçamentos para TI crescerão 12,5% neste ano, mas que a maioria das empresas no país devem priorizar o investimento na otimização dos recursos que já possuem, a fim de reduzir custos. “Não basta conhecer e utilizar a tecnologia, é fundamental fazer a manutenção e gestão dos recursos computacionais. Para ganhar competitividade, deve-se inovar”, ressaltou Cassio Dreyfuss, vice-presidente do Gartner, durante conferência nesta terça-feira, 3, em São Paulo.

O analista elencou as quatro principais tendências que deverão impactar e transformar os processos de negócios nas empresas nos próximos anos e que os CIOs precisam estar atentos: criar um plano de mídia social e integrá-lo a estratégia de business intelligence (BI) e de colaboração; incentivar o uso de dispositivos móveis pessoais no ambiente de trabalho; desenvolver uma estratégia para migrar a arquitetura tradicional para nuvem e lançar uma nova gestão da informação, principalmente com o advento de big data.

Eficiência energética

Outro desafio que as companhias e provedores de data center terão enfrentar é garantir eficiência energética, à medida que surgem novos equipamentos - com capacidade de processamento quatro vezes maior e usando 60% a menos de espaço -, que gerarão maior calor e consumo de energia. “O custo de energia no Brasil cresce anualmente entre 15% e 20%”, observa Henrique Cecci, diretor de pesquisa do Gartner.

Segundo o analista, quatro plataformas ajudarão as empresas a obterem maior eficiência energética: Data Center Infrastructure Management (DCIM), tecnologia para organizar a dinâmica do data center; Combined Heat and Power (CHP), que cria maneiras para que as companhias obtenham sua própria energia por meio, por exemplo, de turbinas a gás; aproveitamento e armazenamento de energia do próprio ambiente; além de thermal storage para refrigeração. “As organizações também podem ter maior consciência dos gastos com energia elétrica ao mudar a responsabilidade de gerenciamento de contas feito pelo setor de facilities para a área de TI”, finalizou Cecci.
Fonte:tiinside03/04/2012

04 abril 2012



0 comentários: