13 abril 2012

Ganho de produtividade da indústria precisa dobrar, diz Coutinho

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse nesta sexta-feira que a taxa de crescimento da produtividade na indústria brasileira precisa dobrar para níveis próximos a 4% ao ano. Ele afirmou que a produtividade do país é equivalente a 20% da americana.

“A produtividade brasileira é algo como uma quinta parte se compararmos a americana como padrão”, afirmou Coutinho no lançamento do Programa Senai de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira, na Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Para ele, é preciso aumentar a produtividade “para competir e sustentar um desenvolvimento virtuoso, em que poderemos continuar a distribuir os ganhos entre o aumento de salários e o aumento de lucros.”

O presidente do BNDES também lembrou que o momento atual de acirramento da competitividade internacional ao mesmo tempo em que o país registra taxas baixas de desemprego. “Esse redução é estrutural”, afirmou.

Coutinho disse ainda que os empresários devem se empenhar em uma “jornada” para reafirmar o Brasil “como grande sistema empresarial”. “Nós não abriremos mão de ter uma indústria forte e competitiva”, afirmou.

Evolução tecnológica

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, presente no mesmo evento, disse que o Brasil passa por um momento de “salto tecnológico” e que o país será uma das maiores potências do mundo.

“Nós vamos, sem dúvida nenhuma, colocar o Brasil como uma das maiores potências do mundo. Somos hoje a sexta e vamos ser mais que isso”, afirmou.

Coutinho e Pimentel acompanham a presidente Dilma Rousseff e os ministros da Educação, Aloizio Mercadante, presentes no lançamento do programa do Senai.

No evento, a presidente Dilma voltou a criticar os juros e spreads cobrados pelos bancos aos clientes, em mais um capítulo da guerra do governo contra as taxas cobradas pelas instituições financeiras. Por Murilo Rodrigues Alves
Fonte:Valor13/04/2012

13 abril 2012



0 comentários: