02 abril 2012

FUSÕES E AQUISIÇÕES: 83 TRANSAÇÕES REALIZADAS EM MARÇO/12

Operações de Fusões e Aquisições divulgadas com destaque pela imprensa brasileira no decorrer do mês de MARÇO de 2012.

ANÁLISE DO MÊS E DO 1º TRIMESTRE/12

Apuradas 83 transações no mês de março/12, em 22 setores da economia brasileira, sendo que 6 setores responderam por 59% do total das operações divulgadas.


Em março/12, o segmento TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) continua liderando com a realização de 20 transações representando 24% do total, seguido por COMPANHIAS ENERGÉTICAS com 9 negócios concretizados.


No 1º trimestre/12, foram realizadas 197 transações alcançando seu recorde histórico em termos de volume de operações de M&A se comparados com indicadores semelhantes para o mesmo período, de instituições que efetuam este escopo de pesquisa.


No gráfico dos Top 10 setores com maior número de operações no 1º trim/12, o maior destaque fica por conta de TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI), seguido por COMPANHIAS ENERGÉTICAS





O NEGÓCIO DO MÊS
O destaque do negócio do mês ficou por conta das operações anunciadas pelo empresário Eike Batista:
(i) a venda por US$ 2 bilhões de uma participação de 5,63% na Centennial Asset Brazil Equity Fund e em outras holdings offshore do grupo EBX para a Mubadala, empresa de investimento estratégico dos Emirados Árabes. Os recursos serão usados para reforçar a estrutura de capital do grupo e suportar o desenvolvimento de novos negócios. A Mubadala terá participação tanto nas empresas de capital aberto do grupo– OGX, OSX, MMX, LLX e MPX – como nas de capital fechado (AUX, REX e IMX).
(ii) a venda de 20% da SIX, empresa de tecnologia do grupo EBX, para a IBM. A IBM teria fechado, também, um contrato de prestação de serviços com a SIX no valor de 1 bilhão de dólares por um período de dez anos. A SIX é descrita, pelo grupo EBX, como empresa voltada para soluções de automação industrial.
(iii) a aquisição pela petrolífera OGX da participação de 20% da Maersk Oil nos blocos BM-C-37 e BM-C-38, na Bacia de Campos, e se tornando a operadora dos projetos, com fatia de 70%. Os blocos estão situados em águas rasas, informou a companhia do grupo EBX.

SUMÁRIO DOS DESTAQUES DO MÊS

A ordem da relação das transações de Fusões e Aquisições segue a data em que foram divulgadas pela imprensa e postadas no blog fusoesaquisicoes.blogspot.com. e podem ser localizadas nos endereços abaixo.

1º semana – Relação das Operações de Fusões e Aquisições – Destaques da semana de 01 a 04/mar/12.
2º semana - Relação das Operações de Fusões e Aquisições – Destaques da semana de 05 a 11/mar/12.
3º semana - Relação das Operações de Fusões e Aquisições – Destaques da semana de 12 a 18/mar/12.
4º semana - Relação das Operações de Fusões e Aquisições – Destaques da semana de 19 a 25/mar/12.
5º semana - Relação das Operações de Fusões e Aquisições – Destaques da semana de 26 e 31/mar/12.

JANEIRO de 2012 – Relação das Operações de Fusões e Aquisições – Destaques do mês.
FEVEREIRO 2012 - Relação das Operações de Fusões e Aquisições – Destaques do mês.

A pesquisa FUSÕES E AQUISIÇÕES - DESTAQUES DO MÊS tem o propósito de captar o “clima” do mercado das operações de Fusões e Aquisições bem como sinalizar sua principais tendências. Trata-se da consolidação das informações semanais coletadas pelo blog FUSOESAQUISICOES.BLOGSPOT visando tornar mais acessíveis e conhecidos os negócios de fusão, aquisição e venda realizados entre empresas com atuação no Brasil.

Os dados estão limitados às informações noticiadas pela imprensa e, sempre que possível, serão mencionados os nomes dos compradores – investidor estratégico ou fundos de private equity, dos vendedores, a tese de investimento e principais “value drivers”, o valor da transação, forma de pagamento, múltiplos praticados (Valor da Empresa/EBITDA, Valor da Empresa/Receita) etc.

02 abril 2012



0 comentários: