10 abril 2012

Facebook compra talentos, mais do que empresas

A maior aquisição já anunciada pela rede social – o Instagram – virá com os dois fundadores do negócio de presente

Nos últimos quatro anos, o Facebook fez mais de 20 aquisições, boa parte delas de startups e de quebra reforçou o seu quadro de funcionários e seu time executivos. Isso porque, a maioria das operações fechadas pela rede social inclua no pacote a equipe responsável pelo negócio como brinde.

Com a última compra fechada, na última segunda-feira, – o Instagram por 1 bilhão de dólares – não foi diferente. Os dois criadores do aplicativo, o brasileiro Mike Krieger e o americano Kevin Systrom, também vão se juntar ao time de engenheiros da rede social e terão cargos sêniores dentro da companhia.

Quem acompanha o setor afirma que algumas das aquisições feitas pelo Facebook se justificam somente pelo time de funcionários herdados pela rede social, principalmente porque, a maioria deles é ex-funcionários de companhias concorrentes do Facebook, como o Google.

Talentos estratégicos

A compra do aplicativo FriendFeed, em agosto de 2009, é um bom exemplo. A maior parte dos funcionários era ex-Google, incluindo Paul Buchheit, fundador da ferramenta e um dos responsáveis pela criação do Gmail, e outros executivos de peso, como Bret Taylor, Jim Norris e Sanjeev Singh, que se juntaram à rede social.

Josh Williams é outro talento abocanhado pelo Facebook por meio de uma aquisição. O atual funcionário da rede social é um designer premiado no meio digital e já trabalhou para outras estrelas do setor de tencologia como Microsoft, Samsung e HP.

Williams fundou a Gowalla, um aplicativo de compartilhamento de informações pela internet, comprado por Mark Zuckerberg, em dezembro do ano passado, e desativado logo após a conclusão da operação.

Há quem duvide da estratégia adotada por Zuckerberg, de conquistar talentos por meio de aquisições, mas até agora, ela tem dado certo. O Facebook é a maior rede social do mundo, com cerca de 800 milhões de usuários, a empresa se prepara para abrir capital e tem valor de mercado de mais de 100 bilhões de dólares. Por Daniela Barbosa
Fonte:exame 10/04/2012

10 abril 2012



0 comentários: