18 abril 2012

Conheça 5 dicas sobre como agregar valor aos negócios em transações

Especialista afirma que quem está realizando uma negociação, precisa estar preparado para se adequar a uma nova realidade de negócios

Segundo dados de estudo realizado pela KPMG internacional somente 10% das companhias globais conseguem melhorar o valor do negócio em mais de 40% depois de realizada fusão, aquisição ou venda. A pesquisa também constatou a realização de um processo adequado de integração e separação de companhias é um aspecto importante para o sucesso empresarial.

O levantamento teve por como objetivo examinar as fusões e aquisições realizadas no mundo, a forma como são geridas e o valor que eles representam no mercado. A pesquisa deixou claro que os benefícios de uma aquisição bem-sucedida são evidentes, desde que a compra ou a venda de uma empresa seja feita da melhor forma e no momento correto. Foram ouvidos 162 executivos de empresas que tinham negócios realizados com valor superior a U$ 75 milhões.

De acordo com o Augusto Sales, sócio da KPMG no Brasil e responsável pelos serviços de Consultoria em Integração e Separação das empresas, o levantamento aponta para a necessidade de os gestores calcularem e testarem sinergias durante o processo de negociação, avaliarem os riscos e oportunidades de integração durante a fase de due diligence, bem como planejar de forma objetiva os cem primeiros dias pós-aquisição.

"O levantamento começa bem antes da transação ser concluída. Com base em uma avaliação feita no pré-acordo, são validados e quantificados os possíveis riscos, oportunidades e desenhadas estratégias para uma integração que permita criação de valor. A operação de integração ou separação das atividades de negócios pode maximizar as sinergias, a potencializar o valor de seus negócios, aumentar o valor da empresa mais rapidamente e tornar o processo de fusão, aquisição e venda o mais suave possível para todos os envolvidos, incluindo os acionistas, mas também os funcionários e clientes", explica.

Segundo Sales, quem está realizando uma negociação, precisa estar preparado para se adequar a uma nova realidade de negócios.

"Muitas integrações falham por falta de planejamento e crença demasiada em promessas de ganhos que não se realizam no mundo real. Há falta de preparação e análise de diversas questões operacionais importantes, como comunicação, marca, pessoas, processos fabris, adminisitrativos, financeiros, contabilidade, entre outros, que precisam ser integrados ou separados nesse novo negócio. Se bem feito, a integração poderá gerar economia e ganho de receita, melhorar a performance financeira e agregar valor ao negócio; caso contrário, pode ser destruidora", afirmou.

O especialista aponta cinco principais ações que podem ajudar uma empresa a agregar valor em uma transação:

1. A primeira refere-se à sinergias de receita - as empresas precisam acompanhar, analisar e preparar um relatório sobre sinergias de receita visando melhorar a percepção do mercado sobre o valor decorrente do seu negócio;

2. Adotar uma nova abordagem para realização de diligência e planejamento com foco em um plano de crescimento futuro;

3. As empresas precisam planejar a sua transferência para mercados desenvolvidos do Ocidente e emergentes que são considerados mais atraentes para compradores que estão em busca de crescimento;

4. Melhoria no longo prazo nas questões relacionadas a pessoas – Esta área ainda é considerada não-prioritária durante a due diligence, apesar do impacto crítico que ela pode ter sobre o sucesso de um negócio; e

5. Os compradores podem melhorar o desempenho de suas transações por meio da institucionalização de processos e criação de ferramentas para que permitam aprender e construir através de experiências.
Fonte: Administradores 18/04/2012

18 abril 2012



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