09 abril 2012

7 aquisições feitas pelo Facebook

Companhia anunciou, nesta segunda-feira, compra do aplicativo Instagram – o maior negócio já fechado pela rede social

O Facebook fechou, nesta segunda-feira, a compra do aplicativo Instagram. A rede social mais famosa do mundo pagou 1 bilhão de dólares pelo negócio, o que o torna o maior já fechado pela empresa.

Nos últimos quatro anos, a companhia fechou pelo menos 20 negócios, segundo a imprensa americana, boa parte deles sem o valor revelado.

No ano passado, a companhia desembolsou mais de 70 milhões de dólares só com a compra de startups. Neste ano, pelo menos três negócios foram fechados pela rede social.

Veja, a seguir, sete aquisições feitas recentemente pelo Facebook:

Instagram

Mark Zuckerberg, por meio de um comunicado em sua página no Facebook, anunciou a compra do Instagram nesta segunda-feira por 1 bilhão de dólares.

Sem revelar muitos detalhes da operação, o empresário afirmou estar entusiasmado com a operação e com o time que vai se juntar ao Facebook.

O Instagram é um popular aplicativo de compartilhamento de fotos para smartphones e conta com 30 milhões de usuários.

De acordo com Zuckerberg, a ideia é que o aplicativo continue como produto independente. "Acreditamos que são experiências diferentes que se complementam", escreveu o ele.

Patentes da IBM

Depois de ser processada pelo Yahoo!, a rede social decidiu ampliar seu portfólio de propriedade intelectual e comprou cerca de 750 patentes da IBM.

O negócio foi anunciado no mês passado e abrange amplo espectro de tecnologia, de ferramentas de busca a semicondutores. O valor do negócio não foi revelado.


O Yahoo! processou o Facebook no início deste mês, acusando a rede social de infringir dez patentes, incluindo várias relacionadas a tecnologia de anúncios digitais.

Startup

No início de fevereiro deste ano, o Facebook anunciou a compra de mais uma startup, sem revelar o nome da companhia.

O único detalhe divulgado pela operação foi o repasse de 212.250 ações da empresa relacionados à compra de bens da tal empresa - o equivalente a 6,3 milhões de dólares.

A compra passou despercebida pelo mercado, que estava de olho nos recorrentes anúncios sobre o IPO da rede social.

Snaptu

Em março do ano passado, o Facebook comprou a Snaptu por 70 milhões de dólares.

A companhia israelense desenvolve aplicativos que permitem que programas como Facebook, Twitter e LinkedIn rodem em mais de 2.500 tipos de celulares.

Push Pop Press

No ano passado também, o Facebook comprou a editora de livros digitais Push Pop Press, que tinha como um dos sócios Mike Matas, ex-designer da Apple.

Segundo a rede social, o investimentos foi feito para ajudar os usuários do site a publicar suas histórias de maneira mais rica.

O valor da operação não foi divulgado.

Gowalla

Em dezembro do ano passado, o Facebook adquiriu o serviço de compartilhamento Gowalla, sem revelar detalhes financeiros da operação.

Na ocasião, a maioria dos funcionários da companhia, incluindo o fundador Josh Williams, foi contratada pelo Facebook.

FriendFeed

Em agosto de 2009, o Facebook comprou o aplicativo FriendFeed sem revelar detalhes financeiros da operação ao mercado.

Como próprio nome sugere, o programa é utilizado para compartilhamento de informações pela internet. Prática bastante usual do Facebook.

Na ocasião da compra, especialistas desse setor chegaram a afirmar que o maior ganho da operação era o time de fundadores que se juntariam à companhia, todos ex-funcionários do Google. Por Daniela Barbosa
Fonte:exame09/04/2012

09 abril 2012



0 comentários: