04 abril 2012

5 companhias espanholas com investimentos bilionários no Brasil

Com a Espanha em crise, empresas buscam outros mercados para continuar a crescer - e o Brasil tem sido alvo de algumas delas.
Espanholas investem no Brasil

Com sua terra-natal em crise e o mercado praticamente estagnado na Europa em geral, as companhias espanholas buscam cada vez mais outros países para expandir suas operações. O mercado brasileiro tem sido alvo de algumas delas. Pelo menos cinco grandes empresas anunciaram investimentos bilionários recentemente no país.

A preferência pelo Brasil tem a ver com a proximidade cultural e a língua falada por aqui. Além, é claro, da boa fase que o país vive atualmente, explica Maria Luisa Marín, diretora-executiva da Câmara Espanhola.

Segundo ela, o número de empresas espanholas interessadas no mercado brasileiro quadruplicou de um ano para cá. "No primeiro trimestre do ano passado, prestamos consultoria para 50 companhias; neste ano, o número saltou para mais de 200", disse.

Alguns setores, como de infraestrutura e energia, são os que mais despertam a atenção das espanholas. "São atrativos, porque grandes eventos esportivos acontecerão no país", afirmou.

Telefônica
A Telefônica anunciou, no ano passado, que fará investimentos de 24,5 bilhões de reais até 2014 no Brasil.

Segundo a companhia, os recursos serão aplicados na modernização e expansão de redes, lançamento de produtos e serviços em telefonia, banda larga e TV por assinatura.

Entre 2007 e 2010, o grupo investiu 16 bilhões de reais no Brasil.

Iberdrola
Em 2011, a espanhola Iberdrola fez investimentos da ordem de 2,4 bilhões de dólares no país. Por aqui, a companhia integra o bloco de controle da Neoenergia, acionista majoritária de distribuidoras de energia, como Cosern, Celpe e Coelba.

O aporte foi destinado à compra de 99,7% da distribuidora de energia Elektro. A operação foi fechada no começo do ano passado.

Gas Natural Fenosa
Até 2014, a Gas Natural Fenosa vai investir 1 bilhão de reais para expandir suas operações no mercado brasileiro. E se novas oportunidades surgirem, a companhia planeja fazer um aporte adicional de 600 milhões de reais até 2016.

Os investimentos vão se concentrar no Rio de Janeiro, onde os Jogos Olímpicos acontecerão.

A empresa estima uma frota com 11.300 ônibus para a região metropolitana e o fornecimento de gás para a Vila Olímpica, aquecimento de parques aquáticos, cogeração e climatização de estádios e aeroportos.

Repsol
No Brasil, a Repsol planeja investir entre 4 bilhões de dólares e 5 bilhões de dólares até 2014 para extrair o petróleo cru, e entre 6 bilhões de dólares e 9 bilhões de dólares a partir de 2014.

Em 2010, 40% da unidade espanhola no Brasil foi comprada pela Sinopec por 7,1 bilhões de dólares. Mesmo com a operação, os planos de investimentos foram mantidos por aqui.

OHL Brasil
A OHL já realizou investimentos de 2,4 bilhões de reais nas rodovias federais que administra, desde a assinatura dos contratos de concessão, em fevereiro de 2008.

Para o período de 2012 a 2015, a previsão da companhia é investir mais 2,7 bilhões de reais.

Os recursos, principalmente nos primeiros anos, são garantidos por financiamentos de longo prazo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Por Daniela Barbosa
Fonte:Exame04/04/2012

04 abril 2012



0 comentários: