14 março 2012

TUI Travel vai investir no Brasil em 2012

A TUI Travel, um dos maiores grupos de turismo do mundo, planeja estrear como operadora turística no Brasil até o fim deste ano. A informação é do seu CEO Peter Long. De acordo com o executivo, estudos estão sendo realizados para definir se a estreia da TUI, com sede em Londres, será por meio de aquisições ou com operação própria.

"Queremos ser sempre o número um nos mercados onde atuamos, ou, no máximo, o número dois", afirmou Long durante o Fórum Panrotas 2012, evento de turismo que acontece até hoje em São Paulo, promovido pelo site Panrotas.

A TUI Travel nasceu da fusão da TUI com a britânica First Choice Holidays. A empresa tem 250 marcas em diferentes setores ligados ao turismo, espalhadas em 180 países. Uma delas está presente no Brasil há cerca de dois anos, quando abriu, em São Paulo um escritório do Hotelbeds, site de reservas de diárias em hotéis. Atualmente, são oferecidos em torno de 500 hotéis diferentes para brasileiros. Long conta que, até o fim deste ano, a oferta será ampliada para 1,3 mil hotéis.

"A razão de termos vindo há dois anos ao Brasil, com a Hotelbeds, foi estudar e entender o desenvolvimento do país no mercado de turismo", afirma Long. O executivo diz que "a grande questão" nos planos para o Brasil é que a TUI tem dois modelos de negócios distintos e está definindo qual deles seria o ideal para o mercado brasileiro.

Long lembra que a TUI é uma tradicional operadora de turismo. Além disso, o executivo ressalta que a empresa tem negócios bem sucedidos numa combinação on-line de venda de diárias de hotéis, como no Hotelbeds, e venda direta ao consumidor de pacotes turísticos e passagens aéreas.

"Estamos estudando, mas não chegamos a uma conclusão ainda sobre qual modelo de negócios queremos no Brasil: se ambos os dois, se vamos fazer aquisições ou qual marcar usaremos por aqui", afirma Long. Como exemplo de estreia em um novo mercado, o executivo cita a Rússia, onde a TUI fez duas aquisições.

Em meados de abril de 2011, o Valor publicou que a TUI teria demonstrado interesse em comprar a operadora brasileira CVC, controlada pelo fundo de private equity Carlyle. "Não comento rumores", afirmou Long, ao ser questionado sobre um possível interesse pela CVC. O executivo também evitou comentar sobre eventuais negociações em andamento com empresas brasileiras.

A TUI Travel teve faturamento de 14,6 bilhões de libras esterlinas em 2011, um crescimento de 9% diante do ano anterior. A empresa teve lucro líquido de 87 milhões de libras esterlinas no ano passado, revertendo prejuízo de 123 milhões de libras esterlinas de 2010. O lucro operacional ficou em 255 milhões de libras esterlinas em 2011.

A empresa é sediada em Londres, onde suas ações são negociadas, e tem como acionista majoritário o grupo alemão TUI, com 55,47% das ações. A TUI controla a Thomson Airways, empresa aérea de voos fretados com frota de quase 80 aeronaves e voos para 80 destinos. Long disse que pretende firmar acordos com companhias aéreas brasileiras para alimentar sua atividade como operadora turística.
Fonte:Valoreconomico14/03/2012

14 março 2012



0 comentários: