12 março 2012

Site chinês Youku compra concorrente por US$ 1 bilhão

O Youku, site chinês de vídeos on-line, anunciou planos para a aquisição de seu concorrente Tudou, em um acordo de ações que deve chegar ao patamar de US$ 1 bilhão. Entre outros reflexos, a transação daria ao Youku maior poder de negociação com provedores de conteúdo.

A negociação vai fortalecer a competitividade do Youku em um país no qual o acesso aos serviços de gigantes como o YouTube, do Google, é restrito e há um público potencial de 450 milhões de usuários de internet.

No último trimestre, por exemplo, Youku e Tudou responderam por mais de um terço da receita de publicidade entre os serviços de vídeo on-line no país, segundo dados da Analysys International. Ainda de acordo com a consultorial, o Youku lidera o mercado de vídeo on-line chinês com uma participação de 21,8%, seguido pelo Tudou, que detém uma fatia de 13,7%.

Em comunicado conjunto, as duas companhias afirmaram que a expectativa é de que a aquisição seja finalizada no terceiro trimestre. Com o acordo, o Youku deterá 71,5% na nova operação, que será batizada de Youku Tudou Inc.

Curiosamente, Youku e Tudou travaram uma série de batalhas jurídicas recentemente com acusações mútuas de violação de direitos autorais e práticas de concorrência desleal. Ao mesmo tempo, as duas companhias registraram prejuízos em suas operações no ano passado. Por Moacir Drska
Fonte:Valor12/03/2012

12 março 2012



0 comentários: