07 março 2012

Setor de embalagem no Brasil atinge o patamar de R$43,7 bilhões em 2011

Visando o aprimoramento da cadeia de embalagem e reafirmando sua representatividade e importância para a economia do país, a ABRE - Associação Brasileira de Embalagem nesta quarta-feira, 29 de fevereiro, divulga em Encontro com seus Associados, o Balanço Setorial do setor de embalagem em 2011 por meio do Estudo Macroeconômico da Embalagem ABRE/FGV – estudo exclusivo da Entidade realizado há 15 anos pelo IBRE-FGV.

Na ocasião, o palestrante e coordenador de análises econômicas do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, Salomão Quadros, apresenta o fechamento de 2011 e as perspectivas para 2012 do setor que é considerado um dos termômetros da atividade industrial brasileira.

Entre os dados apresentados estão a balança comercial, a produção física e a empregabilidade no setor de embalagem. Além desses dados, Quadros apresenta também um histórico do mercado de embalagem nesses 15 anos de Estudo, trazendo o desempenho do setor durante esse período.

Produção física de embalagem -O Estudo Macroeconômico da Embalagem ABRE/FGV mostra que a produção física da indústria de embalagem em 2011 cresceu 1,50%, contra um crescimento de 0,27% da indústria geral no mesmo período.

No primeiro semestre do ano passado o setor se manteve em crescimento, registrando aumento de 3,11% em relação ao mesmo período de 2010. No segundo semestre, no entanto, o ritmo arrefeceu e a produção apresentou retração de 0,07% se comparada ao mesmo período do ano anterior.


Se avaliada a produção física nos últimos 18 anos, observa-se que o período em que a indústria teve seu pior desempenho foi em 2003 com 6,32% de recuo e a maior alta em 2010 com crescimento de 10,23%.

Ao analisar o desempenho da produção física na era dos planos econômicos, tem-se que o setor atingiu a taxa máxima de 16,75% em 1985, ano do Plano Cruzado e a taxa mínima de ?13,81%, em 1990, ano do Plano Collor.

Valor da produção -O valor da produção física de embalagem atingiu 42,1 bilhões de reais em 2011. A participação por setor neste faturamento é de 38% dos materiais plásticos, seguido pelo setor de papelão ondulado com 17,69% e de cartolina e papel cartão com 10,27%.

Emprego formal -O setor registrou nível recorde de 226.210 empregados com carteira assinada em outubro de 2011, recuando nos dois meses finais do ano, fechando o ano com 223.335 empregados com carteira assinada.

A perspectiva para 2012 é que o nível de emprego na indústria de embalagem deverá consolidar-se no patamar de 230 mil ocupações.

Perspectivas 2012 -O Estudo da ABRE mostra que em 2012, o setor deverá crescer 1,6%.

Os fabricantes nacionais de embalagem deverão obter receitas próximas a 46 bilhões de reais em 2012 superando os 43,7 bilhões gerados em 2011.

O nível de emprego na indústria de embalagem deverá prosseguir em expansão moderada aproximando-se de 230 mil ocupações em dezembro.

ABRE -Fundada há 44 anos, a ABRE - Associação Brasileira de Embalagem vem realizando um trabalho primordial para a cadeia produtiva e usuária de embalagem no Brasil, por meio de suas inúmeras ações, fomentando as atividades desse mercado.

A Associação, representante de toda a cadeia produtiva e usuária do setor - fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de matérias-primas e insumos, agências de design, convertedores de embalagem, indústrias de bens de consumo, redes de varejo, instituições de ensino e entidades setoriais, atua numa ampla gama de atividades através de seus Comitês de Trabalho: Design, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Normalização Brasileira e Mercosul, Comércio Exterior, Estudos Estratégicos, Consultivo Legislativo, Educação, Usuários de Embalagem, Segurança Alimentar e Fornecedores para MPEs (micro e pequenas empresas).

O Congresso Brasileiro de Embalagem ABRE é o principal evento do setor de embalagens e reúne especialistas nacionais e internacionais na discussão dos principais temas de interesse da indústria. Realizado a cada 2 anos, em 2012 terá como tema “Co-creative packaging: o desafio de inovar com o consumidor”.

O Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, Prêmio Institucional do setor, é realizado anualmente e premia as embalagens que mais se destacaram durante o ano. A Associação promoveu em outubro de 2011 o Fórum Estratégico de Design sobo tema “Consumidor 3.0 – o valor da nova consciência de consumo” e também os Cafés da Manhã mensais.

A ABRE é a representante brasileira na World Packaging Organisation (WPO) e sediou, em 2005, a entrega do WorldStar for Packaging Excelence, principal prêmio da embalagem mundial. Desde 2007 a ABRE é a responsável pelo marketing mundial da WPO.

A Associação lançou em 2006 o livro "História da Embalagem no Brasil" reunindo informações para o conhecimento e o estudo da memória empresarial do setor de embalagem no Brasil. [www.abre.org.br].


Fonte:revistafator07/03/2012

07 março 2012



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