06 março 2012

Mercado de TI e comunicações crescerá 8,8% em 2012 no Brasil, diz IDC

Impulsionado pelos investimentos em computação em nuvem, mobilidade e o gerenciamento de grandes volumes de dados, o mercado de tecnologia da informação e comunicação (TIC) terá uma expansão de 8,8% em 2012. A estimativa é da empresa de pesquisa IDC.

Segundo Mauro Peres, presidente da companhia no Brasil, o crescimento está em linha com o desempenho do país nos últimos anos: o dobro da média mundial. “O Brasil só seria afetado pela crise mundial se a situação na Europa ficasse muito ruim. Não sendo esse o cenário, o desempenho será forte”, disse o executivo durante teleconferência realizada hoje pela manhã.

O mercado de TI (que inclui hardware, software e serviços) movimentou US$ 49 bilhões em 2011. A empresa não deu o número do mercado de comunicação.

Nas projeções da IDC, os serviços de telecomunicações terão crescimento de 7,2% em 2012. Mesmo porcentual do segmento de hardware. A venda de software crescerá 8,6%.

A expansão mais acelerada ficará no setor de serviços: 11,1%. O crescimento será impulsionado pela expansão dos centros de dados no país. Segundo a companhia, haverá um grande aumento na construção dessas estruturas no país entre este ano e 2013. Esses investimentos têm sido atraídos, em grande parte, pela computação em nuvem.

De acordo com a IDC, metade das empresas brasileiras farão algum projeto relacionado a essa modalidade em 2012. “As pequenas empresas são as mais interessadas no modelo, por conta dos custos, mas os grandes grupos também têm aumentado seus investimentos na área”, disse Peres.

Grande mote das companhias de TI no país nos últimos dois anos, os investimentos em TI para a Copa do mundo só começarão a impactar o mercado em 2013. Segundo Peres, em 2012 as empresas responsáveis pela infraestrutura do evento vão começar a analisar o que precisam em termos de equipamentos e sistemas. Os gastos de fato só virão em 2013. Por Gustavo Brigatto
Fonte:Valor06/03/2012

06 março 2012



0 comentários: