21 março 2012

Marchionne vê reestruturação “dolorosa” para montadoras europeias

O executivo-chefe da Fiat SpA e do grupo Chrysler, Sergio Marchionne, afirmou que é necessário que as montadoras europeias passem por uma “dolorosa” reestruturação, incluindo fechamento de fábricas e corte de empregos, para estancar as perdas na região.

“Tem de ser doloroso, quando você está falando sobre reduções, e isso terá, inicialmente, um impacto negativo sobre o emprego”, afirmou hoje Marchionne a repórteres em Bruges, na Bélgica. “Preciso de uma resposta europeia sobre esse tema, porque se ele for deixado para solução de cada país, isso não vai acontecer”. “É preciso distribuir o fechamento de fábricas entre os países”, acrescentou.

Marchionne, que pretende unir as operações da Fiat com a Chrysler para impulsionar as receitas para mais de 100 bilhões de euros em 2014, está contando com a montadora americana para puxar o crescimento na Europa, onde o grupo perdeu cerca de 500 milhões de euros no negócio de automóveis no ano passado e teve um primeiro trimestre “fraco”. A Fiat detém 58,5% da Chrysler.

A Fiat congelou novos investimentos na Europa e postergou o lançamento de novos modelos na região, uma vez que Marchionne não espera por um momento de recuperação até o próximo ano. A montadora, que fechou uma fábrica na Sicília no fim de 2011, planeja dar fim às perdas que registra na Europa a até 2014.

Para ele, as fabricantes europeias podem levar até dois anos para reestruturar suas operações na região.(Bloomberg)
Fonte:valor21/03/2012

21 março 2012



0 comentários: