08 março 2012

Investimentos em TI devem chegar a R$ 64,63 bilhões no Brasil

Apesar do fantasma da crise econômica mundial, as empresas brasileiras mantêm o otimismo e garantem que vão crescer seus investimentos em TI ao longo deste ano, reporta estudo do Instituto Sem Fronteiras.

Em 2011, os aportes em TI cresceram 10,2% - o PIB ficou em 2,7%, segundo dados do IBGE, ficando em R$ 59,3 bilhões, apesar da pouca mobilização do segmento governamental - que postergou aportes em TI.

Para 2012, há um otimismo, mas 11% das empresas entrevistadas sugeriram que vão reduzir aportes em TI e alguns setores, entre eles, o da indústria revela certo pessimismo com a política econômica - há uma forte concorrência dos importados. Quem também adotou um tom de cautela foi o agronegócios, uma vez que os empresários estão temendo a queda dos preços das commodities, revela a coordenadora da pesquisa, Tatiane Ramos.

Este ano, diz Ivair Rodrigues, diretor de Pesquisas do ISF, os projetos de mobilidade são o grande destaque, especialmente, o desenvolvimento de aplicações para os tablets. Mas o uso dos dispositivos em qualquer lugar se transformou no principal item ligado à segurança para os gestores de Tecnologia.

Na parte de TI, o grande desafio de negócios está na inteligência. Tanto que 60% dos entrevistados já possuem uma política de governança de TI implantada, mesmo que em estágio inicial. A preocupação dos CIOs está na avaliação da qualidade dos serviços prestados por terceiros, que vem caindo.

Os investimentos em ERP, migração, upgrade e até troca de fornecedor mostram que a solução ainda continua em destaque em 2012.

BI, que foi a solução que teve maior aporte de investimentos em 2011, ainda terá bom desempenho. Bom número de citações para investimentos em sites back up e aumento do interesse dos responsáveis.

Em telecomunicações, despontam, além da mobilidade, a expansão da telefonia IP e videoconferência. Por Ana Paula Lobo
Fonte:ConvergênciaDigital08/03/2012

08 março 2012



0 comentários: