01 março 2012

IaaS - Infrastructure as a Service - faz Agasus crescer 32% em 2011

Empresa especializada neste mercado conta com mais de 30.000 ativos instalados em empresas de todo o Brasil; oferta que provê redução de até 20% do TCO diferencia-se por contar, em sua retaguarda, com serviços de ServiceDesk e data center

A Agasus, fornecedora de soluções de IaaS (Infrastructure as a Service), anuncia que cresceu 32% entre o ano de 2010 e 2011. O foco da Agasus é desenvolver projetos customizados de IaaS para empresas de todos os portes, provendo equipamentos como PCs, tablets, servidores, storage, network appliances, notebooks e quaisquer outros ativos de tecnologia para companhias que não desejam mais imobilizar seu capital neste tipo de investimento. “A infraestrutura de TI passa a ser vista como uma despesa mensal – esse modelo provê para a empresa até 20% de economia no TCO do ambiente de TI”, comenta Leonardo Muller, diretor de operações da Agasus.

Um dos diferenciais da companhia é inserir sua oferta numa proposta mais ampla, em que a presença, na retaguarda da empresa, de um Service Desk e de um data center, reforçam a qualidade do serviço oferecido. Hoje, a Agasus é responsável pelo projeto, implementação e gerenciamento de mais de 30.000 ativos; esses dispositivos estão instalados em empresas de todo o país.

De 2007 até o final de 2011, a empresa cresceu 278%. “Em 2012, nossos negócios devem se expandir 38%”, diz o diretor. “A consolidação da cultura de computação em nuvem e a busca por soluções de TI que pesem menos no bolso são os fatores que estão fazendo nosso negócio crescer a índices como estes”.

Gartner confirma a força do IaaS

O Gartner aponta que, até 2014, o mercado global de ICT irá gastar US$ 10,5 bilhões com soluções de IaaS. Em todos os casos, o crescimento do uso de soluções virtualizadas e em nuvem lança novas luzes sobre as vantagens do mercado de IaaS – os gestores da empresa passam a considerar natural não possuir ativos e, sim, usar recursos conforme a demanda do negócio.

Segundo os executivos da Agasus, essa mudança de cultura é palpável. “Estamos vivendo uma fase de troca de paradigmas em que deixa de ser quase obrigatório investir na infraestrutura física de uma empresa, imobilizando capital em computadores, roteadores, switches, etc”, detalha Marcelo Gorab, diretor de comercial da Agasus. “Os gestores das empresas já compreenderam que este é um investimento que se deprecia muito rapidamente e que, na prática, não resolve as demandas de qualidade de serviço, segurança e confiabilidade exigidas pelo negócio”.

Crédito caro ajuda a mudar paradigmas

Para Muller, a crise financeira de 2008 continua mudando corações e mentes, abrindo espaço para novos tipos de ofertas. “O crédito ficou muito mais caro; em vários casos, vale mais a pena contratar a infraestrutura física como serviço, pagando por isso de forma pontual e, em alguns casos, contando até mesmo com vantagens no imposto de renda”. Isso acontece especialmente nas empresas cadastradas no modelo de lucro real e que estejam de fato dando lucro. “Nestes casos, a despesa mensal com a solução de IaaS é contabilizada como um serviço e, como tal, conta com deduções no imposto de renda”.

As empresas que aderirem à oferta de IaaS da Agasus têm acesso, também, a várias garantias técnicas. O coração da oferta Agasus é um SLA (Service Level Agreement, contrato de nível de serviço) que transfere para a Agasus toda a responsabilidade de configuração, implementação, gerenciamento, manutenção e substituição do equipamento utilizado pelo funcionário. “A equipe de TI de nossos clientes nos entrega essa responsabilidade e recebe, em troca, garantias de qualidade de serviço e de disponibilidade que preservam o ambiente de trabalho dos funcionários”, diz Muller.

“Nossa missão é preservar o ambiente de trabalho dos funcionários do nosso cliente, garantindo a continuidade dos processos e dos negócios”, comenta Muller. Para isso, a oferta Agasus é construída de forma customizada, de acordo com as demandas específicas de cada funcionário, cada departamento, cada site da empresa usuária. “Esse projeto irá se concretizar numa oferta em que tudo está previsto – da configuração de cada máquina ao tempo de resposta em caso de falhas ou necessidade de troca de equipamentos”, afirma o diretor.

Na retaguarda, dentro do ambiente da Agasus, opera 24x7x365 o ServiceDesk da empresa. “Monitoramos os dispositivos instalados no cliente de modo a antecipar qualquer falha e resolver de forma pró-ativa o que for necessário”. O data center da empresa tem, em seus discos, cópias das “imagens” de cada computador. “Cada PC conta com um determinado conjunto de aplicações, arquivos, interfaces, folders, etc; esse conjunto forma a ‘imagem’ do computador, algo único e que fica arquivado em nosso data center como um backup”. Segundo Muller, em caso de troca de um equipamento, basta fazer o download da imagem arquivada no data center da Agasus para o computador do usuário para, em minutos, ativar este novo dispositivo.

Diálogo com o CIO e com o CFO

Para Marcelo Gorab, fica claro, portanto, que a oferta de IaaS vai muito além do mero outsourcing de equipamentos. “Acreditamos em uma visão holística, em que o dispositivo é a ponta de um iceberg e a base é toda nossa estrutura de gerenciamento, projeto e estoques – esses são fatores essenciais para preservar a saúde dos processos de negócios de nossos clientes”. Segundo o executivo, a oferta Agasus atende às demandas dos departamentos de TI e de finanças. “É comum que tenhamos o CFO como um dos interlocutores do processo de comercialização da nossa solução”, diz. “Esta área da empresa percebe imediatamente o valor que provemos, e aproveita a contratação da solução de IaaS para liberar capital para investimentos mais ligados ao negócio-fim da empresa”.

Sobre a Agasus

Com sede em São Paulo e filial no Rio de Janeiro, oferece soluções de IaaS (infrastructure as a service -- infraestrutura de TI como serviço) e atua em todo o país. Diferencia-se por inserir sua oferta numa visão holística, que inclui dispositivo utilizado no ambiente de trabalho, serviços de projeto, configuração, ServiceDesk e datacenter. A Agasus conta com mais de 30.000 dispositivos em uso em empresas de todas as regiões do Brasil. Por MÔNICA VENDRAME
Fonte:segs01/03/2012

01 março 2012



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