30 março 2012

Grupo Formitex assume 100% do Tecondi

O Grupo Formitex está prestes a assumir o controle total do Terminal para Contêineres da Margem Direita (Tecondi) do porto de Santos (SP), o terceiro maior terminal de contêineres do complexo.

A holding, que atua ainda nos setores de papel e celulose, laminados e química, já detinha 50% das ações do Tecondi e, segundo o Valor apurou, cobriu a proposta de cerca de R$ 600 milhões feita pelo Grupo Libra ao outro sócio na empresa, o Grupo Barbeito.

No fim de 2011, o Grupo Barbeito, de capital fechado, anunciou a intenção de alienar as ações dos ativos que tem em Santos. Além do Tecondi, é sócio da Termares (armazém alfandegado) e da Termlog (empresa de transporte e logística), que dão apoio à atividade de movimentação de cais do Tecondi, o único do grupo com saída para o mar.

A Libra fez a proposta de aquisição neste ano. Por cláusula contratual, o Grupo Formitex podia exercer o direito de preferência sobre as ações dos Barbeito e assim o fez. A estimativa é que o processo de compra termine em duas ou três semanas, disse uma fonte próxima das negociações.

O grupo EcoRodovias - especializado em concessões de rodovias e em operações logísticas - também chegou a ser procurado para fazer uma oferta pela parte dos Barbeito. Após estudar o ativo, a companhia o considerou interessante - já que ele seria um complemento às operações do grupo na concessão do Sistema Anchieta-Imigrantes (ligação entre São Paulo e Santos).

Em dezembro, o grupo fez uma proposta pela fatia no terminal, mas ela foi recusada pelos vendedores. Segundo fontes, desde então não houve mais negociação entre os dois grupos.

Segundo o presidente da EcoRodovias, Marcelino Rafart de Seras, o grupo tem no planejamento analisar possíveis negócios no setor portuário e em terminais de cargas. Em reunião pública com investidores neste mês, Seras citou como oportunidade para expansão no segmento a intenção do governo federal em relicitar 77 terminais portuários operados atualmente pelo setor privado. Hoje, a EcoRodovias tem atuação em logística por meio da controlada Elog.

O Tecondi vem aumentando a participação na movimentação em Santos nos últimos anos. O terminal encerrou 2011 com aproximadamente 16% dos 2,9 milhões de TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) escoados pelos cais santista. O primeiro colocado foi o Tecon Santos, administrado pela Santos Brasil, com participação de 50%. O segundo lugar ficou com a Libra Terminais, com 26%, e a última posição foi ocupada pela Rodrimar (7%).

O presidente do Tecondi é Cesar Floriano, genro do presidente do Grupo Formitex, Alípio José Gusmão. Pelo acordo de acionistas, a ocupação do cargo era alternada a cada dois anos entre Floriano e Agnes Barbeito. O nome da executiva ganha, agora, mais força para assumir a presidência do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), o órgão deliberativo que atua como fórum consultivo e de homologação das diretrizes da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). A vaga é indicada pela Secretaria de Portos (SEP).

O momento é de consolidação para as operadoras de terminais de contêineres em Santos em grandes grupos. A Santos Brasil, controlada pelo grupo Opportunity, de Daniel Dantas, e pela Multi STS Participações, da família Klien, segue em destaque. Ainda estão em construção a Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport), parceria entre a Odebrecht TransPort, a DP World e a Coimex, e um terminal pela Brasil Terminal Portuário (BTP).

Procurados, Agnes, Floriano e o Grupo Libra não quiseram se pronunciar sobre o assunto. Por Fernanda Pires, Ivo Ribeiro, Fábio Pupo e Beatriz Cutait
Fonte:Valor30/03/2012

30 março 2012



0 comentários: